10 de janeiro de 2025
Mobilização • atualizado em 10/12/2024 às 15:56

Gabinete de crise da Saúde viabiliza internações e SMS inicia lotação de profissionais nas unidades

Em 13 dias foram 650 internações viabilizadas e a SMS de Goiânia iniciou convocação de mais de 120 profissionais para as unidades de saúde
Secretarias de Saúde Municipal e Estadual atuam de forma conjunta para amenizar a crise na capital. Foto: SES-GO/ SMS
Secretarias de Saúde Municipal e Estadual atuam de forma conjunta para amenizar a crise na capital. Foto: SES-GO/ SMS

Desde a instauração do gabinete de crise da Saúde em Goiânia, já foram viabilizadas 650 internações. Os dados são referentes aos casos registrados entre os dias 27 de novembro a 9 de dezembro. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) também iniciou a convocação dos mais de 120 profissionais da saúde selecionados pelo Edital de Chamamento Público nº 007/2024 para atuarem nas unidades de saúde da capital.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), que trabalha conjuntamente com a SMS de Goiânia e com a comissão de transição do prefeito eleito Sandro Mabel, em 13 dias, o número de óbitos na fila de espera por leitos intensivos na capital foi zerado.

Gabinetes de crise

Foram instalados 13 gabinetes de crise em unidades básicas de saúde de Goiânia, entre os dias 2 e 3 de dezembro. O objetivo é consolidar, por meio dos gabinetes, informações em tempo real sobre número de pacientes, disponibilidade de equipes, situação de medicamentos e de insumos. Essas informações são centralizadas em planilhas unificadas e atualizadas em tempo real e repassadas para o gabinete central, inseridas em formulários, catalogadas e colocadas à disposição das equipes.

Os gabinetes estão instalados nas unidades: Cais Chácara do Governador, Vila Nova, Parque Amendoeiras, Jardim Novo Mundo, Campinas, Finsocial, Cândida de Moraes e Bairro Goiá; Ciams Urias Magalhães e Novo Horizonte; e UPAs da Região Noroeste, Jardim América e Jardim Itaipu.

Reforço de novos profissionais

Na última quinta-feira (5), a SMS de Goiânia iniciou a convocação dos mais de 120 profissionais selecionados pelo Edital de Chamamento Público nº 007/2024. Nesta terça-feira (10), os enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, auxiliares de farmácia, além de técnicos em enfermagem, laboratório e radiologia começaram a ser lotados nas unidades de urgência e emergência e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Conforme a SMS, a lotação continuará conforme a demanda da rede, com novos credenciamentos seguindo os requisitos do edital. As medidas são parte da mobilização para amenizar a crise enfrentada pela Saúde da capital, que nesta terça-feira (10), teve indicação de um interventor do Estado na pasta. O governador Ronaldo Caiado escolheu o médico Márcio de Paula Leite, que assumirá a função imediatamente após a publicação da nomeação, com a missão de coordenar e otimizar os serviços de saúde em Goiânia.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia