12 de setembro de 2024
ENEM 2023

Gabarito extraoficial do Enem 2023 é publicado e oficial deve ser antecipado para esta terça (14)

Apesar da divulgação do gabarito ter sido antecipada, notas do Enem só serão disponibilizadas no dia 16 de janeiro na página do participante
No segundo dia de Enem, os estudantes tiveram que utilizar os conhecimentos sobre Matemática e Ciências da Natureza. (Foto: Reprodução)
No segundo dia de Enem, os estudantes tiveram que utilizar os conhecimentos sobre Matemática e Ciências da Natureza. (Foto: Reprodução)

O gabarito extraoficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível. Diversos sites publicaram, no domingo (12), os resultados a partir de professores que se reuniram para corrigir e discutir sobre as questões de Matemática e Ciências da Natureza. Entretanto, o gabarito oficial, que estava previsto para o dia 24 de novembro, deve ser antecipado para esta terça-feira (14), segundo o ministro da Educação.

As cores de cadernos de questões disponibilizadas para os alunos foram cinza, azul, amarelo e rosa. Vale lembrar que as questões são as mesmas, mas a ordem é diferente.

Após o segundo dia de provas, os estudantes vivem pela expectativa dos resultados, que mostrarão de uma vez por todas as chances de conseguir uma vaga em instituição federal ou privada. Assim que as notas forem disponibilizadas, o participante pode colocar o resultado na plataforma Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e até mesmo pleitear um financiamento estudantil junto ao Fies ou ao Programa Universidade para Todos (Prouni)

O gabarito oficial estava previsto para ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 24 de novembro. Entretanto, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou no domingo que deve antecipar a divulgação das respostas para esta terça-feira (14), por volta de 19h, no site do Inep.

Apesar da antecipação do gabarito oficial, as notas do Enem só serão disponibilizadas no dia 16 de janeiro de 2024, na página do participante.

TRI

Vale ressaltar ainda que a quantidade de questões certas ou erradas no Enem não definem se o estudante irá conseguir entrar em uma Universidade, sendo necessário aguardar a nota oficial devido ao sistema adotado pelo Exame: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Segundo o Inep, o sistema garante “comparabilidade de notas entre provas de diferentes aplicações. Há uma lógica de tentar premiar com melhores notas estudantes que demonstrem maior coerência na aferição de suas habilidades na prova”.

O Inep explica que a TRI consiste em um conjunto de modelos matemáticos que tem como objetivo representar a relação entre a probabilidade de o participante responder a questão de forma correta, conhecimento na área e características dos itens.

Gabarito extraoficial

Vários sites publicaram o gabarito extraoficial do Enem, além de terem feito lives com professores qualificados para explicar cada questão. A plataforma de ensino ‘Descomplica’, por exemplo, divulgou um gabarito com as possíveis respostas do exame.

O Brasil Escola, um portal de educação, em parceria com o Oficina do Estudante e o Poliedro realizou a correção da prova ao vivo no canal no YouTube. Além disso, o gabarito foi publicado no site.


Leia mais sobre: / / Brasil

Comentários