05 de dezembro de 2025
Economia • atualizado em 01/10/2025 às 21:55

Fusões e aquisições no agronegócio avançam em Goiás e consolidam atratividade para investidores

Mercado de fusões e aquisições no agronegócio goiano cresce 25% em 2024 e reforça a atratividade do Estado para investidores nacionais e internacionais
Advogado Leonardo Briganti destaca a crescente profissionalização e a busca por segurança jurídica no agronegócio goiano. Foto: Divulgação.
Advogado Leonardo Briganti destaca a crescente profissionalização e a busca por segurança jurídica no agronegócio goiano. Foto: Divulgação.

O mercado de fusões e aquisições no agronegócio vive um momento de expansão em Goiás, impulsionado pela valorização de terras, recordes de produção e maior profissionalização das empresas rurais. De acordo com levantamento da KPMG, o Brasil registrou 1.426 operações de M&A em 2024, um crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior, com o agronegócio entre os setores mais dinâmicos. No Estado já se fala em aumento de cerca de 25% no número de operações societárias envolvendo empresas e propriedades agrícolas em 2024, reforçando a atratividade do Estado para investidores.

Diante desse cenário, o advogado Leonardo Briganti, sócio fundador do Briganti Advogados, destaca a ampliação de sua atuação junto a empresas e famílias do agronegócio goiano. Especialista em direito empresarial, operações cross-border, estruturação societária e tributária, Briganti traz para o setor rural a experiência adquirida em operações complexas de M&A, joint ventures e reorganizações patrimoniais.

“O agronegócio é um setor que se auto desafia o tempo todo”, afirma Leonardo Briganti. “Aquela cena bucólica do agricultor esperando a chuva deu lugar a um sistema que se revolucionou não só do ponto de vista da tecnologia e da escala, mas também da complexidade do negócio”, ressalta.

“O agro é um negócio que se sofistica, mas ao mesmo tempo continua sensível aos ciclos naturais, aos ciclos econômicos mundiais, aos ciclos geracionais: hoje você tem desde lideranças de primeira geração tocando o negócio de forma tradicional até herdeiros que passaram pelas grandes escolas de negócio do mundo tratando da mesma operação”, explica Briganti. “Hoje o agro pede muita segurança jurídica”.

A profissionalização das corporações agrícolas familiares, historicamente mais frágeis em documentação e estrutura societária é, de fato, um dos fatores que mais impulsionam a demanda por assessoria jurídica especializada. Estudos da Embrapa apontam que a sucessão familiar é um dos maiores desafios do setor, exigindo planejamento jurídico para evitar litígios e assegurar a continuidade das operações.

Com Goiás registrando recordes de produção – como o crescimento de 6,3% na área plantada de soja em 2024 – e maior presença de investidores institucionais, a presença de assessoria jurídica especializada se torna decisiva para a segurança das transações e para a expansão sustentável do agronegócio goiano.

Sobre o Briganti Advogados


Fundado por Leonardo Briganti, o escritório atua em direito empresarial, tributário e societário, com experiência em operações complexas no Brasil e no exterior. Sua equipe é reconhecida pela excelência em planejamento patrimonial e sucessório, estruturação de negócios, planejamento tributário e condução de processos de fusões e aquisições.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado