O furacão Katia tocou a terra na noite de sexta-feira (8) na costa do Estado mexicano de Veracruz, no Golfo do México, perdendo força e passando à categoria 1 na escala Saffir-Simpson (1 a 5), antes de ser rebaixado novamente à categoria de tempestade tropical.
Katia atingiu a terra no norte de Tecolutla, México, com ventos firmes de 120 km/h, informou um boletim do NHC (Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos), divulgado à 0h de Brasília.
O fenômeno perdeu força durante a madrugada, depois de atingir a costa leste do país.
Katia pode provocar fortes chuvas e inundações de rios, no momento em que o México começa a se recuperar do terremoto de 8,2 graus de magnitude registrado na quinta-feira (7) à noite e que deixou pelo menos 61 mortos.
O governo decretou alerta na costa de Veracruz, no vizinho estado de Tamaulipas e em outras zonas do centro e do leste do país na rota do furacão.
Estima-se que mais de um milhão de pessoas serão afetadas pela passagem de Katia.
O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, pediu à população da costa do Golfo do México e do centro do país que tenha “extrema precaução” diante de inundações.
A região do Caribe também é atingida pelo furacão Irma, que neste sábado passa por Cuba e deve chegar à Flórida no domingo (10). (Folhapress)
Leia mais:
- Tremor leva destruição a Estados mais pobres do México; mortos chegam a 61
- Forte terremoto atinge o México, gera alerta de tsunami e mata ao menos 34
Leia mais sobre: Mundo