19 de dezembro de 2024
Cidades

Funcionamento do IML de Aparecida pode desafogar 30% da demanda de Goiânia

Governador, vice e prefeito de Aparecida durante inauguração do novo IML (Foto: Assessoria do governador)
Governador, vice e prefeito de Aparecida durante inauguração do novo IML (Foto: Assessoria do governador)

Foi inaugurado nesta segunda-feira (7), o Núcleo Regional da Polícia Técnico Científica de Aparecida de Goiânia. O espaço abriga o Instituto Médico Legal (IML) e áreas importantes como a que realiza exames periciais, entre outras de relevância para as investigações criminais.

O funcionamento da nova regional da Polícia Técnico Científica visa a redução de 30% da demanda de Goiânia, o prédio na capital está situado na Cidade Jardim e é bastante comum a reclamação de muita demora por conta da sobrecarga.

Acompanhe a reportagem em vídeo

{source}
<<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1154768737949747%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>>
{/source}

Atualmente a regional da capital atende 34 municípios. A unidade atenderá Aparecida de Goiânia e outras 14 cidades, entre elas: Jandaia, Cezarina, Varjão, Guapó, Hidrolândia, Aragoiânia e Senador Canedo. A expectativa é de reduzir o tempo de espera, consequentemente de sofrimento das famílias que aguardam a liberação de corpos.

“Muitas vezes nós tínhamos ocorrências simultâneas, agora vamos ter equipes distintas para atender as ocorrências para fazer o atendimento. Temos ciência que vamos dar um bom atendimento nestas 15 cidades”, explicou a superintendente da Polícia Técnico Científica, Rejane Barcelos.

Para as autoridades e principalmente para os moradores de Aparecida de Goiânia, a obra era bastante esperada. Há cerca de 11 anos a construção foi iniciada e neste espaço de tempo a população precisava buscar atendimento na capital.

“Esta era a obra mais esperada pelo povo de Aparecida. Os exames, as perícias todas feitas em Goiânia, as vezes demorava 24, 48 horas, causando muito sofrimento. Vamos poder agora fazer tudo aqui e não vai ter mais o sofrimento de deslocar a Goiânia com entes queridos em situação dramática ou até mesmo de morte, afirmou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB).

O novo Núcleo Regional da Polícia Técnico Científica de Aparecida de Goiânia está situado na Vila São Joaquim, próximo ao cemitério municipal, na região da Vila Brasília. Na solenidade de inauguração do espaço, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), destacou que estrutura do novo núcleo é melhor do que a de Goiânia.

“Agora o IML de Aparecida é muito melhor do que o de Goiânia. Nós vamos ter que fazer um outro, ou transformar o de Goiânia num igual ou melhor do que este aqui. O Instituto Médico Legal de Aparecida e esta estrutura da Polícia Técnico Científica passa ser a melhor do Estado de Goiás”, ressaltou.

O vice- governador e secretário de Segurança Pública de Goiás, José Éliton Júnior (PSDB), disse que ainda este ano, no mais tardar no início do ano que vem, deverá ser inaugurado um novo Núcleo da Polícia Técnico- Científica na cidade de Itumbiara, no sul do estado.

“Para Aparecida de Goiânia, para o Estado de Goiás é uma obra importante na medida em que amplia a oferta de serviços da Polícia Técnico Científica, dando mais agilidade à população. Teremos a capacidade de ofertar serviços como exames de balísticas, passando por expedições de documentos, é um espaço que oferta serviços ao cidadão. Ainda temos para entregar a unidade de Itumbiara até meados do ano que vem.


Leia mais sobre: Cidades