O avanço de uma frente fria mantém o tempo instável em Goiás e em outras áreas do Centro-Oeste nesta sexta-feira (26). Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o sistema perdeu intensidade, o que reduz a possibilidade de temporais, mas ainda favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva em várias regiões do Estado.
A tendência é de sol com variação de nebulosidade ao longo do dia, com chance baixa de chuvas. Em Goiânia, a temperatura pode chegar a 34 °C, com mínima de 19 °C e umidade relativa variando entre 40% e 95%. O nascer do sol será às 6h03 e o pôr às 18h13.
As máximas também devem ser elevadas em outras regiões:
- Porangatu (Norte): até 36 °C, com previsão de 5 mm de chuva;
- Rio Verde (Sudoeste): máxima de 32 °C, sem expectativa de chuva;
- Luziânia (Entorno do DF): máxima de 31 °C e até 5 mm de chuva;
- Formosa (Leste): máxima de 33 °C e 5 mm de precipitação.
Alerta para saúde e queimadas
O Cimehgo emitiu alerta de umidade relativa do ar abaixo de 40% em diversas regiões, exigindo atenção com hidratação e cuidados com a saúde. Também há risco médio de queimadas em todo o Estado, de norte a sul.
Mananciais em baixa
O monitoramento dos rios mostra que, apesar das últimas chuvas, muitos cursos d’água ainda registram níveis críticos ou abaixo da normalidade, como o Rio Meia Ponte, em Goiânia, e o Rio Verde (Verdão), em Paraúna e Maurilândia, que atingiu o mínimo histórico para o período. O Cimehgo reforça a importância do uso racional da água e da prevenção contra queimadas neste período de estiagem.
Leia mais sobre: Chuva em Goiânia / CIMEHGO; / Goiás / Cidades / Geral / Notícias do Estado

