20 de novembro de 2024
Política • atualizado em 13/02/2020 às 00:13

Francisco Jr afirma que Goiânia gasta muito em Saúde, mas aplica mal recursos

Francisco Júnior em entrevista ao repórter do Diário de Goiás, Samuel Straioto
Francisco Júnior em entrevista ao repórter do Diário de Goiás, Samuel Straioto

O candidato a prefeito de Goiânia, Francisco Jr (PSD) afirma que a Prefeitura de Goiânia gasta muito na área da Saúde. Segundo o prefeitável, Goiânia está entre as cidades que mais investem em Saúde Pública. No entanto, no entender dele os recursos estão sendo mal aplicados e o retorno da aplicação do dinheiro público não tem sido sentida na prática pelo goianiense que procura atendimento na rede municipal de Saúde.

“A Saúde temos que organizar em dois momentos principais. O primeiro momento vamos levar de um a dois anos da gestão é concentrar esforços para acabar com as filas. Há um gasto extraordinário com a Saúde. Goiânia é a 6ª cidade que mais gasta com Saúde, gastou 26% do orçamento no ano passado, foram R$ 1 bilhão e 400 milhões investidos na Saúde. É a 6ª cidade que mais gasta, mas o resultado não é revertido para a população”, argumentou.

Francisco Júnior defende uma melhor aplicação dos recursos. Ele argumenta que para acabar com filas existentes na rede de Saúde é preciso tomar medidas importantes como a contratação de mais profissionais e de serviços na rede privada.

“Em termos de consultas com especialistas, exames de maior custo e as cirurgias. Precisamos contratar médicos, contratar consultas e clínicas e hospitais particulares e cirurgias pra gente resolver a demanda”, afirmou.

Prestadores de serviços tem constantemente reclamado dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde para diferentes serviços. O prefeitável analisa que é preciso o gestor assumir a responsabilidade e procurar resolver este e outros problemas.

“A Saúde de Goiânia está sem credibilidade. Como você pode gastar quase um bilhão e meio e não saber como gastou. É gestão. Vamos fazer uma otimização da gestão da rede de Saúde, ter transparência e mudar a forma de tratamento com os prestadores de serviço pra gente resgatar a credibilidade. Desculpas existem muitas: do cidadão que vem de fora, do prestador de serviço que não quer mais atuar, porque o Município não paga. Precisamos resolver isso”, destacou.

Em relação a estrutura atual na área da Saúde, o prefeitável analisou que precisa ser melhor aproveitada. Ele entende que é possível transformar alguns Cais em Centros de Especialidades Médicas.

“Precisamos ter ações especializadas em todos os Cais, levar pediatria e ginecologia para os Cais, ao mesmo tempo que se pode concentrar algumas demandas, Pediatria e Ginecologista precisa em toda a cidade, agora em outras áreas concentrar determinadas unidades para criar uma Central para atender pacientes crônicos, outra com geriatras e especialidades afins. Você pode aproveitar a mesma estrutura, especializando algumas delas e viabilizando o atendimento para o cidadão.

Saúde Preventiva

Assim como outros candidatos, o prefeitável ainda afirmou que pretende investir na política preventiva de Saúde. Para ele, até o final da próxima gestão será possível dobrar o número de profissionais que atuam no Saúde da Família em Goiânia.

“Ao mesmo tempo temos vários programas da Saúde Preventiva e vamos trabalhando isso depois entra a importância de desenvolvermos uma Central de Crônicos, fortalecer do PSF, da Saúde Preventiva. Até 2020, temos a previsão de quase dobrar o número destes profissionais para que estes pacientes não venham piorar. Para que ao resolver estes problemas não tenhamos mais um acúmulo de demanda, principalmente de cirurgias e de consultas especializadas”, destacou.

Confira as propostas dos outros candidatos para área da Saúde

Sofiati promete construção de hospital para suprir carência de leitos de UTIs

Vanderlan promete totalizar a cobertura do Saúde da Família em Goiânia

Djalma propõe reforma de todos os CAIS e CIAMS de Goiânia

Delegado Waldir promete construção de hospitais do Idoso e de Ortopedia

Adriana Accorsi promete fortalecer políticas de Saúde Preventiva em Goiânia

Iris afirma que não tem culpa por problemas na Saúde Pública de Goiânia


Leia mais sobre: Política