A francesa Stéphanie Frappart vai fazer história na próxima quinta-feira como a primeira árbitra em uma partida de Copa do Mundo masculina. A profissional de 38 anos foi escolhida para apitar a partida entre Alemanha e Costa Rica, na rodada decisiva do Grupo E do torneio no Qatar.
O trio de arbitragem será todo feminino. Além de Stéphanie Frappart, integram a equipe como assistentes a brasileira Neuza Back (abaixo, na foto) e a mexicana Karen Diaz Medina.
Este não será o primeiro jogo de Frappart nesta Copa do Mundo. A francesa atuou como quarta árbitra no empate entre México e Polônia, na primeira rodada do Grupo C, se tornando a primeira mulher a exercer a função em um Mundial. Stéphanie Frappart já havia sido também a primeira mulher a arbitrar na UEFA Champions League, na partida entre Juventus e Dínamo de Kiev, em 2020.
A profissional está na lista de árbitros internacionais da FIFA desde 2009. Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, disse antes da Copa do Mundo sobre as três árbitras na Copa do Mundo: “Elas não foram selecionadas porque são mulheres, mas como árbitras da FIFA. Elas poderiam arbitrar qualquer jogo”.
This Thursday, an all-female refereeing trio will take charge of a men’s @FIFAWorldCup match for the first time.
— FIFA.com (@FIFAcom) November 29, 2022
Stéphanie Frappart will be joined by assistants Neuza Back and Karen Diaz in overseeing @fedefutbolcrc against @DFB_Team.
History in the making! 🙌 pic.twitter.com/KusT7SOUn9
(Conteúdo – Fifa)
Leia mais sobre: Copa do Mundo 2022 / Esportes