O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) disse nesta sexta-feira (26/03) que o ministro das Relações Exteriores do governo Jair Bolsonaro, Ernersto Araújo perdeu capacidade de diálogo com países, “principalmente aqueles que tem a expertise da produção da vacina”. “A articulação diplomática dele com os Estados Unidos, a China, Coreia e Índia está fragilizada”, destacou.
A fala se deu durante coletiva com a imprensa após recepção das 119 mil vacinas contra a Covid-19 que o Estado recebeu. Caiado fez questão de destacar que a prerrogativa de trocar o ministro é do presidente da República, Jair Bolsonaro, mas que Ernesto perdeu sua função no comando de uma das pastas mais importantes do poder federal.
Caiado ainda deu a entender que Ernesto tem atrapalhado a interlocução do Brasil com outros países na aquisição de vacinas. “Agora, está evidente que ele perdeu a sua capacidade de diálogo, principalmente com os países que hoje, tem a expertise da produção da vacina. A articulação diplomática dele com os Estados Unidos, a China, Coreia e Índia está fragilizada. Isso é uma realidade e é consenso para que tivesse algum porta-voz que tivesse maior capacidade de interlocução e de trazer seja a compra de vacinas ou o IFA ou a produção aqui no Brasil mesmo para nós ampliarmos a oferta à população.”, ressaltou.
Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2