Depois de uma etapa nacional e outras três regionais, Goiânia recebe a 4ª edição do Fórum Social e Parlamentar Direitos Humanos pela Democracia. O evento será realizado hoje (18), às 14h no auditório da Assembleia Legislativa de Goiânia.
O evento tem o objetivo de fazer um diagnóstico das ameaças aos direitos humanos no atual momento político do país, apresentar casos de violação e promover articulação entre entidades e órgãos públicos para a defesa dos direitos humanos. Ativistas de direitos humanos, movimentos sociais e representantes da sociedade civil da região Centro-Oeste participarão do encontro. Sobre o Fórum
O Fórum foi constituído por iniciativa das Comissões de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em audiência pública realizada no Congresso Nacional em 29 de junho de 2016. Depois de uma etapa nacional, em Brasília, e etapas regionais em Recife, São Paulo e Minas Gerais, a atividade é realizada em Goiânia. Ao realizar esses encontros, o Fórum atua na estratégia de manter a mobilização para denunciar o desmonte de políticas públicas e deter retrocessos nos direitos conquistados nas últimas décadas.
Confira a programação completa:
14h – Abertura do Fórum Social e Parlamentar Direitos Humanos pela Democracia – 4º encontro Regional Centro-Oeste
14h20 – Conjuntura Política, Social e Econômica. Direitos Humanos pela Democracia
14h50 – Relato de Casos Emblemáticos de Violação de Direitos Humanos no Campo e na Cidade:
- Caso Criminalização dos Movimentos Sociais – Santa Helena, Rio Verde e Itapaci/Goiás;
- Caso Genocídio Indígena Guarani e Kaiowá – Mato Grosso do Sul;
- Violência Contra as Mulheres – Avaliação dos 10 Anos da Lei Maria da Penha.
16h – Diálogo sobre outros casos de Violação de Direitos Humanos
17h – Encaminhamentos sobre Monitoramento de Direitos Humanos
Leia mais sobre: Cidades