21 de dezembro de 2024
Economia

“Fórum pelo Empreendedorismo vai aquecer ainda mais a economia de Goiás”, diz Marconi

Com o objetivo de orientar e monitorar as políticas públicas que estimulem a abertura formal de negócios no Estado, o governador Marconi Perillo apresentou na tarde desta segunda-feira (1/8) o Fórum Permanente pelo Empreendedorismo, criado pelo Governo de Goiás para estimular a criação e formalização de empresas no Estado. Realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a solenidade também deu posse às entidades e órgãos que estarão vinculados ao grupo.

Um dos principais eixos para criação do Fórum é o alcance dos objetivos estratégicos do Programa Goiás Mais Competitivo, que foi apresentado em novembro de 2015 e pretende criar uma agenda de atuação governamental para inserir Goiás entre os Estados mais competitivos e empreendedores do Brasil. O Fórum será presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Maronezi, e terá como vice-presidente Rafael Lousa, presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg). 

As ações do Fórum Permanente pelo Empreendedorismo, composto por autoridades do Executivo e representantes de entidades da sociedade civil, estarão também integradas ao Programa Goiás Mais Empreendedor, que tem a intenção de democratizar as oportunidades a quem quer empreender em Goiás. 

“Esse fórum vem em boa hora. Nós estamos entrando agora na fase de novos investimentos e, com esse fórum, vamos ajudar a aquecer ainda mais a economia. Mas, além das ações do Estado e dos grandes empreendimentos, é importante a gente trabalhar políticas públicas focadas nos pequeno, micro e médios empreendedores e, principalmente, na questão da revitalização empresarial”, ressaltou Marconi.

O governador afirmou que Goiás começa a esboçar, muito à frente do Brasil, os sinais da recuperação econômica, a exemplo da liderança na geração de empregos formais no primeiro semestre deste ano – foram criadas 16,6 mil novas vagas de trabalho entre janeiro e julho, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Marconi disse que a administração estadual fez o dever de casa, enxugando as despesas, manteve as obrigações em dia e manteve a política de incentivos fiscais e atração de novos investimentos.

Na avaliação do governador, é preciso que, a partir de agora, os membros do fórum sistematizem o cronograma de reuniões, de debates e de ações para que efetivamente o decreto de criação do grupo não fique restrito à publicação no Diário Oficial do Estado. Marconi se prontificou, inclusive, a participar de reuniões periódicas do fórum. “Eu gostaria de ser convidado, pelo menos a cada dois meses, para participar de reuniões e ver como as coisas estão indo”, disse.

“Esse grupo que assina aqui hoje é um grupo de pessoas experientes, de pessoas comprometidas com o empreendedorismo. A gente precisa rodar esse fórum, estabelecer um calendário e fazer com que esse fórum ande e nos ajude a apontar soluções pra o futuro. O nosso grande desafio é tirar esse fórum do Diário Oficial e colocá-lo para funcionar. Com esse fórum estamos plantando ações para o futuro, para as novas gerações”, pontuou o governador.

Vinculado à SED, o Fórum Permanente pelo Empreendedorismo funcionará como uma rede de atuação integrada composta por órgãos do governo, entidades de classe e sociedade, que dará suporte aos empreendedores em 12 regionais do Estado. “Esse trabalho, junto ao Inova Goiás e o Goiás Mais Competitivo, pode ser decisivo para apressarmos o caminhar na direção do incremento da riqueza bruta do Estado”, acredita Marconi.

Participaram também da solenidade o vice-governador José Eliton; o presidente da Juceg, Rafael Lousa; o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro; os secretários Joaquim Mesquita (Segplan), Luiz Maronezi (SED), João Furtado (Casa Civil) e Luiz Alberto Oliveira (Articulação), entre outras autoridades.

Goiás Mais Empreendedor 

A criação do Fórum Permanente pelo Empreendedorismo é uma das principais ações do programa Goiás Mais Empreendedor, que atua especificamente na ampliação da competitividade e tem como desafio propor soluções para democratizar as oportunidades de empreendedorismo.

Outra estratégia para dar agilidade à abertura de empresas no Estado é a contínua implantação da Rede Simples nos municípios goianos, ferramenta que integra todos os órgãos responsáveis pelo registro de empresas em um só portal na internet.  Atualmente, 53 prefeituras já aderiram ao sistema. A medida levará à redução do tempo e do número de procedimentos de registro e licenciamento mercantil.

Goiás Mais Competitivo

As metas do Governo para 2018 estão inseridas dentro do programa Goiás Mais Competitivo, que objetiva o desenvolvimento da competitividade e aperfeiçoamento da gestão pública em Goiás. Com foco na melhoria de indicadores sociais que impactam positivamente na qualidade de vida do cidadão, o programa está pautado em três eixos de atuação: competitividade econômica; melhoria da qualidade de vida; e gestão pública eficiente.


Leia mais sobre: Economia