Em reunião realizada no Distrito Federal, os gestores participantes do 5º Fórum de Governadores do Brasil Central – do Distrito Federal, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia – escolheram Marconi Perillo para ser o primeiro presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, que foi recém criado.
O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, fez o anúncio aos secretários de planejamento e convidados especiais. “Com a anuência dos demais governadores, sugiro o nome do governador de Goiás, Marconi Perillo, para ser consagrado o primeiro presidente do Consórcio”, disse.
Rollemberg também afirmou que o governador de Goiás possui as qualificações necessárias para presidir o primeiro ano do Consórcio. “É um homem público jovem, demonstra enorme capacidade de união e agrega muito com esta indicação. Todos nós nos sentimos confortáveis com essa escolha”.
Em agradecimento, Marconi disse que irá contribuir com sentimento “de quem deseja ver esse movimento consolidado e como referencial para o País, que dará uma contribuição ainda maior para uma boa agenda de gestão e de desenvolvimento, de competitividade, de produtividade, inovação e principalmente para uma agenda de conciliação e de cooperação”.
As leis que institucionalizam o Consórcio já foram aprovadas nas Assembleias Legislativas e na Câmara Distrital, e a sede foi cedida pelo governador do DF, em Brasília. Além disso, serão indicados membros para participar do Conselho Consultivo. Da parte de Goiás, Marconi indicou o secretário de Planejamento, Thiago Peixoto. Já o ministro Mangabeira Unger será o presidente.
Leia mais:
- Governadores do Brasil Central prometem “arrastão” em Brasília
- Marconi defende que governadores apoiem e participem da proposta de Reforma do Estado
- Assembleia Legislativa começa a analisar o protocolo de intenções do Consórcio Brasil Central
Leia mais sobre: Brasil