28 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:14

Fórum de Mobilidade Urbana começa nesta sexta, 16

O II Fórum de Mobilidade Urbana e Trânsito começa nesta sexta-feira (16). O evento será realizado no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Ao todo, foram disponibilizadas 600 vagas. As inscrições encerraram na última segunda-feira (12).

O Fórum é promovido em parceria pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Observatório da Mobilidade Urbana e Saúde Humanas.

Os participantes terão a oportunidade de assistir palestras ministradas por especialistas que vão discutir a temática e apresentar os avanços, perspectivas e desafios para o poder público e a sociedade sobre mobilidade urbana.

O objetivo do Fórum é promover a troca de conhecimentos para estudantes, público acadêmico, instrutores e gestores públicos, além da população em geral, para debater o trânsito e a mobilidade urbana de forma construtiva.

Além disso, o Fórum integra a programação da Semana Nacional de Trânsito que terá como tema em 2016 a responsabilidade individual na construção de um trânsito mais humano, intitulada de “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

Para o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, o poder público tem a função de proporcionar condições adequadas, como políticas de mobilidade, sinalização, rodovias e educação para trânsito, mas o cidadão também tem a responsabilidade de construir um trânsito mais seguro. “O trânsito e a mobilidade são construções coletivas. Nossas ações diárias devem refletir o resultado que esperamos”, afirma.

“Precisamos rediscutir e melhorar a formação de condutores, a engenharia de trânsito e formar melhor os nossos condutores”, ressalta o diretor técnico do Detran-GO, João Balestra do Carmo.

Entre os palestrantes estão o antropólogo Roberto Da Matta, que é doutor, escritor e professor emérito da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos; Ordeli Savedra, que é especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública e observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária; e César Urnhani, que é apresentador da CBN Motors e piloto do programa Auto Esporte, da TV Globo.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades