22 de novembro de 2024
Política

Pesquisa Fortiori: Marconi tem vantagem de dez pontos sobre Iris; veja os números

A nova rodada da pesquisa Fortiori para o governo de Goiás mostra, na estimulada, a oscilação de Marconi Perillo (PSDB) para cima, de 37% para 38%, e a oscilação para baixo de Iris Rezende (PMDB), de 30% para 28%. As variações aconteceram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,4 pontos percentuais. Na estimulada, o nome dos candidatos é mostrado pelo entrevistador ao eleitor.

O candidato Vanderlan Cardoso (PSB) também oscilou de 9% para 8%, dentro da margem de erro. Já Antônio Gomide (PT) manteve os 7% entre as duas rodadas da pesquisa.

EstimuladaJunhoJulho
Marconi Perillo 37%38%
Iris Rezende 30%28%
Vanderlan Cardoso 9%8%
Antônio Gomide 7%7%
Prof. Wesley Garcia 1%
Marta Jane <1%
Alexandre Magalhães <1%
Indeciso/Não Sabe 8%7%
Nulo/Branco/Nenhum 9%10%
Total100%100%

Por regiões, o cenário de liderança de Iris Rezende na capital e de Marconi Perillo no interior mantém-se como foi mostrado na rodada anterior.

Segundo turno

A simulação de segundo entre os dois candidatos que estão na liderança, de forma estimulada, mostra uma diferença de 8 pontos percentuais. Marconi Perillo aparece com 45% e Iris Rezende com 37%. 5% estão indecisos ou não sabem e 13% manifestaram intenção de anular, votar em branco ou nenhum.

Num hipotético segundo turno contra Vanderlan Cardoso, Perillo tem 52% e o ex-prefeito de Senador Canedo tem 26%. Contra Antônio Gomide, Perillo tem 53% e o petista tem 23%.

Espontânea

Na espontânea, a pesquisa Fortiori também mostra o crescimento da candidato à reeleiçaõ do governador Marconi Perillo e ampliação da diferença com o principal concorrente, Iris Rezende. O número de indecisos diminuiu, em comparação com a rodada anterior da mesma pesquisa.

Indeciso/ Não sabe55%
Marconi Perillo 23%
Iris Rezende 9%
Nulo/branco/nenhum7%
Vanderlan Cardoso3%
Antônio Gomide3%
Outros nomes<1%
Maguito Vilela<1%

Rejeição

A pesquisa Fortiori mostra Iris Rezende e Marconi Perillo com empate na rejeição, ou seja, em quem o eleitor disse que não votaria de jeito nenhum. A resposta é múltipla.

Iris Rezende27%
Marconi Perillo27%
Antônio Gomide20%
Vanderlan Cardoso18%
Marta Jane15%
Prof. Weslei Garcia9%
Alexandre Magalhães7%
Não rejeita nenhum21%
Rejeita todos4%
Não sabe/não respondeu6%

Metodologia

A pesquisa entrevistou 800 eleitores, entre 11 e 15 de julho de 2014, e tem intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada TRE sob o número GO-00048/2014 e no TSE com o número BR-00229/2014.

Os pesquisadores visitaram 71 cidades, conforme a amostra:

-Capital (21%): Goiânia.

– Região Central = Metropolitana (22%): Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Inhumas, Bela Vista, Trindade, Aragoiânia, Hidrolândia, Guapó, Itauçu, Brazabrantes, Terezópolis. – Região Sudoeste (12%): Rio Verde, Jataí, Quirinópolis, Santa Helena, Acreúna, Indiara, Mineiros, Santo Antônio da Barra, Montividiu, Caçu, Palmeiras.

– Região Sul/Sudeste (11%): Catalão, Pires do Rio, Ipameri, Urutaí, Três Ranchos, Itumbiara, Caldas Novas, Santa Cruz, Cromínia, Goiatuba, Morrinhos, Rio Quente.

– Região Noroeste (8%): Iporá, Goiás, São Luiz de Montes Belos, Itaberaí, Itapuranga, Sancrerlândia, Fazenda Nova.

– Região Norte (9%): Porangatu, Uruaçu, Minaçu, Niquelândia, Mozarlândia, Nova Crixás, Campinorte, Ceres, Jaraguá, Goianésia, Rubiataba, Rialma.

– Região Entorno/Nordeste (17%): Luziânia, Formosa, Águas Lindas, Abadiânia, Alexânia, Valparaíso, Corumbá, Pirenópolis, Cocalzinho, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Cristalina, Posse, Iaciara, Alvorada do Norte, Simolândia.


Leia mais sobre: Política