Os motores dos caminhões da Fórmula Truck começam a roncar forte nesta sexta-feira no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. A partir das 11 horas será disputado o primeiro treino livre da quinta etapa da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Este treinamento terá os mesmos 60 minutos do segundo e último do dia, marcado para às 14 horas. Os dois primeiros contatos dos pilotos com a pista servem para fazer os acertos iniciais para a corrida deste domingo às 13 horas.
O terceiro treino livre acontece no sábado, mas das 9h às 9h45. Este treinamento define as posições dos pilotos para, às 14 horas, começar o classificatório. Os que terminarem nas posições ímpares (1º, 3º, 5º, 7º etc) integram o Grupo A enquanto os que encerrarem os trabalhos nos postos pares (2º, 4º, 6º, etc) formam o Grupo B. A série A entra na pista a partir das 14 horas e terá 15 minutos para definir os cinco mais velozes. Os pilotos do Grupo B treinam, pelos mesmos 15 minutos, a partir das 14h30 e também lutam pelos cinco primeiros lugares.
Os dez mais velozes, cinco do Grupo A e cinco do B, se classificam para o Top Qualifiyng, que com 10 minutos de duração, a partir das 15h05, e decidem a quinta pole position da temporada. Até agora, em quatro etapas, somente Paulo Salustiano, vice-líder do Campeonato Brasileiro, conseguiu quebrar a hegemonia de Felipe Giaffone, o líder, nas poles. Felipe marcou as três primeiras do ano (Caruaru, Campo Grande e Londrina) enquanto que Salustiano foi o mais veloz no Velopark, onde venceu de ponta a ponta.
Giaffone também está na frente no número de vitórias. Ele ganhou em Caruaru e em Londrina enquanto que Leandro Totti, o atual campeão da Fórmula Truck, venceu em Campo Grande e Salustiano no Velopark. De todos os pilotos o único a se manter entre os três primeiros desde a prova de abertura é o experiente Djalma Fogaça. Por esse motivo, Fogaça, primeiramente conhecido como Caipira Voador, mas agora chamado de Monstro, é o único a utilizar o restritor de potência em todas as etapas.
Criado em 2015 para dar mais equilíbrio ainda ao Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, o restritor é uma peça colocada na entrada de ar do turbo que reduz a potência dos motores dos três primeiros colocados na classificação geral. O líder Giaffone usa um com entrada de 74 milímetros, que tira cerca de 70 cavalos do motor do seu Volkswagen Constellation. Salustiano, que é o segundo, utiliza o de 76mm e deixa de usar algo em torno de 50 HP do motor do seu Mercedes-Benz, e Fogaça o de 78 milímetros e perde 30 cavalos de potência. Com seu Ford, o Monstro foi o único a se manter entre os três primeiros em todas as etapas.
Caminhões de brinquedo
Para alegrar ainda mais a garotada de Goiânia e região, que participou do Truck Kids na quarta e na quinta-feiras, a Fórmula Truck apresenta outra boa novidade nesta quinta etapa da temporada. Lançado na corrida anterior, disputada no Autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, estarão à disposição na loja, situada na parte interna do Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, os caminhões de brinquedo. A venda começa sexta-feira às 9 horas e se encerra domingo. A miniatura é de plástico e tem 33,5 centímetros de comprimento, 18 cm de altura e 16 de largura. Pelo jeito será difícil convencer os pais a deixarem o brinquedo na mão dos filhos, mas o principal objetivo deste lançamento é dar diversão às crianças, pois o minicaminhão tem detalhes em dourado, inclusive as quatro rodas, também feitas de plástico. Quem é fã da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul não pode perder! O preço é R$ 49,90.
Leia mais sobre: Esportes