As Forças Armadas foram autorizadas neste sábado (30) pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB), a assumirem a segurança do Hotel Tropical, em Manaus. As tropas da Marinha e do Exército farão a segurança das delegações que vão se hospedar no local. A capital amazonense será uma das sedes das partidas de futebol nas Olimpíadas.
De acordo com o Ministério da Defesa, o pedido de reforço foi feito pelo governador do Amazonas, José Melo de Oliveira, que alegou o esgotamento do efetivo das polícias estaduais para atuarem na proteção dos atletas. Após a decisão de Temer, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, pediu ao Estado-Maior das Forças Armadas o emprego de 600 militares na operação.
22 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) farão o patrulhamento dos locais de competições durante a Olimpíada e os Jogos Paralímpicos.
Os jogadores de futebol da Suécia serão os primeiros a desembarcarem em Manaus neste sábado (30) para o Torneio Olímpico de Futebol. O estádio da Arena da Amazônia vai sediar três rodadas duplas da competição na Rio 2016, nos dias 4, 7 e 9 de agosto. O horário previsto de chegada dos suecos é 16h30. Os japoneses também vão pousar neste sábado em solo manauara, por volta das 23h30.
Na madrugada de domingo (31), Nigéria e Colômbia chegam a capital amazonense. A chegada da delegação nigeriana estava prevista para a tarde dessa sexta-feira (29), mas foi adiada.
Os times já começam a treinar amanhã. A equipe da Colômbia estará no Centro de Treinamento (CT) Carlos Zamith, no bairro Coroado, às 10h e às 16h. No mesmo local, os jogadores da Suécia vão treinar às 18h. A Nigéria deve iniciar as atividades às 16h30 no CT Ismael Benigno, conhecido como estádio da Colina, em dois horários, às 9h30 e às 16h30. O primeiro treino da equipe do Japão será no CT Roberto Simonsen, dentro do Sesi.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Brasil