Em quatorze dias a força-tarefa envolvendo as secretarias de Segurança Pública (SSP) e da Saúde (SES) para evitar contaminações com metanol em Goiás, apreendeu 7.539 bebidas vencidas, sem origem ou sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), além de coletar 665 bebidas suspeitas para análise laboratorial.
Os resultados parciais da ação preventiva de fiscalização foram divulgados na sede da Superintendência de Polícia Científica, em Goiânia, nesta terça-feira (14). Até o momento, Goiás não possui nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol. Apenas um caso suspeito ainda segue em investigação.
Determinada pelo governador Ronaldo Caiado, a força-tarefa foi anunciada no dia 2 e intensificou as ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas, restaurantes e bares em Goiânia e 21 cidades da região metropolitana e do interior. A atuação integrada entre forças policiais e equipes técnicas da saúde responsáveis pelo controle sanitário levou aos resultados positivos.
Mais números da ação
Além das bebidas vencidas ou suspeitas de adulteração, entre outros resultados importantes alcançados nas duas semanas de operação estão 1.193 estabelecimentos comerciais fiscalizados, 70 autuações do Procon Goiás, 39 conduções à delegacia, 486 procedimentos policiais registrados e 139 perícias requisitadas.
Conforme divulgado pelo governo, o subsecretário de Segurança Pública, Gustavo Carlos Ferreira, destacou que o trabalho tem o objetivo de evitar que produtos adulterados cheguem aos consumidores, impondo riscos graves.
“Estamos falando de uma ação que reúne diversas forças do Estado e que tem como prioridade proteger vidas. A fiscalização atua de forma rigorosa, de maneira coordenada e contínua, para impedir que bebidas adulteradas circulem. Essa é uma operação de inteligência, planejamento e presença efetiva do poder público nos locais mais sensíveis”, afirmou Ferreira.
Já o secretário de Saúde, Rasível Santos, reforçou a importância do enfrentamento ao problema. “A ingestão de bebidas adulteradas pode causar intoxicações graves e até a morte. Por isso, nossa prioridade é agir antes que casos sejam registrados. O trabalho preventivo, aliado à fiscalização rigorosa, tem sido fundamental para proteger a população e evitar tragédias como as que já ocorreram em outros estados”, explicou Santos.
Cidades alcançadas pela força-tarefa:
- Goiânia,
- Aparecida de Goiânia,
- Anápolis,
- Cidade de Goiás,
- Luziânia,
- Itumbiara,
- São Luís de Montes Belos,
- Rio Verde,
- Catalão,
- Ceres,
- Formosa,
- Porangatu,
- Posse,
- Jataí,
- Goianésia,
- Trindade,
- Águas Lindas,
- Uruaçu,
- Caldas Novas,
- Iporá,
- Nova Crixás
- Pirenópolis
Leia mais sobre: Bebidas adulteradas / Fiscalização / Força-tarefa / Goiás / Metanol / Cidades / Notícias do Estado / Saúde

