A presença da Força Nacional de Segurança estará em Goiânia até o mês de dezembro para continuidade das ações do programa Em Frente Brasil. O objetivo é o enfrentamento de crimes violentos como: Homicídios e feminicídios; estupros, latrocínios, furtos e roubos. Portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (20).
Goiânia foi uma das cinco cidades pilotos escolhidas em 2019 para que o programa Em Frente Brasil fosse desenvolvido. O projeto foi lançado no dia 30 de agosto no ano passado, no Conjunto Vera Cruz 1. Na capital, as regiões escolhidas foram as regiões Noroeste e Oeste da capital.
Em fevereiro foi iniciada a segunda fase do programa. Foi identificado que houve redução em 41% nos índices de criminalidade, nas regiões em que o projeto está sendo realizado. Além de Goiânia, o Em Frente Brasil também está sendo desenvolvido em outras quadro cidades, cada uma em uma região do país. No Norte, em Ananindeua (PA); no Nordeste, em Paulista (PE); no Sudeste, em Cariacica (ES); e no Sul em São José dos Pinhais (PR).
O prazo autorizado pela portaria para o emprego da Força Nacional nas cidades do programa é do dia 19 de agosto a 20 de dezembro de 2020. Caso a renovação não seja solicitada pelo órgão apoiado, segundo a portaria, o “efetivo será retirado imediatamente após o vencimento” da determinação.
A execução do “Em Frente Brasil” foi dividida em quatro eixos principais. O primeiro foco é o levantamento de dados estatísticos. O segundo é a desarticulação de grupos criminosos. O terceiro é o da prevenção social. O último é a governança e o gerenciamento do projeto.
Leia mais sobre: Em Frente Brasil / Cidades / Destaque 2