05 de dezembro de 2025
Gestão de resíduos • atualizado em 04/08/2025 às 12:27

Fogo em área próxima ao Aterro Sanitário de Goiânia é rapidamente controlado sem danos ambientais

Estrutura de contenção e monitoramento 24h impediram qualquer dano ambiental ou prejuízo à operação do aterro
Chamas atingiram apenas a vegetação de uma área periférica e inativa do aterro, sem alcançar qualquer ponto de atividade operacional. Foto: Divulgação.
Chamas atingiram apenas a vegetação de uma área periférica e inativa do aterro, sem alcançar qualquer ponto de atividade operacional. Foto: Divulgação.

Um incêndio que teve início em uma chácara vizinha ao Aterro Sanitário de Goiânia, na manhã deste domingo (3), foi rapidamente contido por equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e do Corpo de Bombeiros. Graças à estrutura de contenção e ao monitoramento 24h mantido no local, não houve risco de prejuízo ambiental nem impacto na operação do aterro, que segue funcionando normalmente.

As chamas atingiram apenas a vegetação de uma área periférica e inativa do aterro, sem alcançar qualquer ponto de atividade operacional. A gerente de operações da Comurg, Gabriela Maria Barbosa, explicou que a região afetada já havia passado por cobertura com camada de terra de aproximadamente um metro, o que funcionou como uma barreira natural contra o avanço do fogo.

“O fogo atingiu uma parte da vegetação ao lado de um maciço inativo, onde não há operação em andamento. Essa área já havia recebido cobertura de solo, o que impediu que o calor atingisse qualquer resíduo aterrado. A estrutura ficou totalmente protegida”, destacou Gabriela.

Segundo a Comurg, a identificação rápida das chamas foi possível devido às rondas contínuas realizadas por encarregados, que se revezam durante 24 horas para monitorar os 500 mil metros quadrados do aterro. O foco de incêndio foi detectado nos primeiros minutos e imediatamente combatido, com apoio de caminhões-pipa e ações de resfriamento que seguiram ao longo do dia.

“Mesmo com a resposta bem-sucedida, toda essa situação nos leva a reavaliar possíveis rotas de risco. Nosso objetivo é estar sempre um passo à frente dos imprevistos. Seguir nosso plano permitiu transformar um risco real em uma ocorrência controlada”, acrescentou Gabriela.

O boletim de ocorrência foi registrado, e a causa do incêndio está sob investigação. A operação reforça a importância das medidas preventivas adotadas pela Comurg, como a limpeza constante das áreas de entorno e os protocolos emergenciais, que foram seguidos à risca.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Geral / Notícias do Estado