18 de dezembro de 2025
ELEIÇÕES 2026 • atualizado em 18/12/2025 às 17:37

Flávio Bolsonaro se reúne com Caiado, Wilder e Gayer em Goiânia para articular eleições de 2026

Pré-candidatos à Presidência discutem alianças da direita, Senado em Goiás e cenário nacional no Palácio das Esmeraldas
Caiado dialogou com Flávio Bolsonaro sobre eleição de 2026 - Fotomontagem: reprodução
Caiado dialogou com Flávio Bolsonaro sobre eleição de 2026 - Fotomontagem: reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se encontrou com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e parlamentares do PL goiano, nesta quinta-feira (18), para discutir o cenário eleitoral de 2026 e as composições possíveis. Os dois são pré-candidatos a presidente da República pela direita e se reuniram no Palácio das Esmeraldas.

Do PL de Goiás, estavam no encontro o deputado federal Gustavo Gayer e o senador Wilder Moraes, ambos peças em movimento no jogo pré-eleitoral para o próximo ano, quando o PL lançou como meta eleger o máximo de senadores.

Os quatro discutiram o cenário nacional e composições possíveis em Goiás, que terá Daniel Vilela (MDB) disputando o governo pela base de Caiado, e Gracinha Caiado, primeira-dama (UB) em uma das vagas para disputar o Senado.

Uma aliança para disputar a segunda vaga de uma aliança é a moeda do momento entre os partidos da direita. Gayer é pré-candidato ao Senado. Já Wilder Moraes não tem demonstrado empolgação em compor com os aliados de Caiado porque manifesta interesse em disputar o governo em 2026.

Segundo o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Caiado disse ter respeito por Flávio, mas ressaltou que manterá sua pré-candidatura à Presidência e que os dois estariam juntos no segundo turno.

O governador tem defendido a tese de candidaturas pulverizadas na direita no primeiro turno, embora tivesse trabalhado para ter a chancela de Jair Bolsonaro ao nome dele para a disputa presidencial do próximo ano. Bolsonaro está inelegível até 2030 e atualmente também cumpre pena por tentativa de golpe de Estado.

Recentemente, o ex-presidente referendou o primogênito Flávio como o herdeiro do espólio político da família neste momento, retirando de cena até mesmo a ex-primeira-dama, Michelle, que aparece melhor nas pesquisas do que Flávio.

Nos bastidores, a informação é de que em Goiânia Flávio mais escutou as ponderações locais e sinalizou que levará as pretensões de Caiado e do grupo até o pai para avaliar propostas.

Bom momento de Caiado

Embora não tenha despontado nas pesquisas de intenção de voto, nos últimos dias, o governador goiano teve a seu favor outros tipos de vantagem de amplitude nacional. Uma delas foi a decisão do UB de dar ênfase em pílulas mostrando o resultado da gestão de Caiado, especialmente nos bons índices de segurança pública.

Já na quarta-feira (17), houve a divulgação da pesquisa Atlas mostrando Caiado como o governador brasileiro mais bem avaliado este ano. Ele desponta bem à frente, com 80% de aprovação e 15% de reprovação – o segundo colocado, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), tem 69% de aprovação e 22% de reprovação.  Enquanto isso, outro possível concorrente da direita ao Palácio do Planalto em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece apenas em 9º, com 56% de aprovação e uma reprovação de 40% dos eleitores.


Leia mais sobre: / / / / / Política