21 de dezembro de 2024
Cidades

Flagrantes em Goiânia são direcionados para central na Cidade Jardim

Foi inaugurada pelo governo do Estado a nova Central de Flagrantes da Polícia Civil. Desta forma será feita uma centralização de procedimentos. Três distritos policiais que realizavam flagrantes passarão a atender somente ocorrências mais simples e não mais funcionarão no período noturno. A Polícia espera mais agilidade nos trabalhos.

Centralização

Atualmente funcionam quatro centrais de flagrantes em Goiânia, no 1º Distrito Policial (Centro), 8º DP (Setor Pedro Ludovico), 20º DP (Setor Sudoeste) e 5º DP (Aeroviário). Somente o 1º continuará sendo uma central, os demais foram direcionados para a nova estrutura situada na Cidade Jardim, ao lado do complexo das delegacias especializadas.

Durante a solenidade de inauguração do espaço realizada nesta quinta-feira (28), o diretor geral da Polícia Civil João Carlos Gorski foi questionado se as pessoas teriam mais dificuldades para registrar ocorrências, já que com exceção do 1º DP e as Delegacias da Mulher (DEAM), de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) e de Apuração de Atos Infracionais de Menores (DEPAI), qualquer flagrante deverá ser registrado na nova central.

De acordo com o diretor geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, nos próximos dias a Polícia Militar passará a registrar boletins de ocorrência, não tendo a necessidade das pessoas terem que fazer o procedimento em na central.

“Os flagrantes não eram registrados no bairro. Havia um deslocamento da Polícia Militar até o distrito da área, pegava uma requisição de cautela, vinham para o IML, retornavam para a central. A pessoa que faz o registro acompanha a equipe de policiais. Daqui a alguns dias os próprios policiais militares poderão fazer ocorrência”, explica.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, há situações em que algumas centrais ficam sobrecarregadas e outras ociosas. Delegados que atuavam nos distritos foram direcionados para a central.

“Queremos oferecer um atendimento mais digno. Aqui temos uma otimização para o trabalho das forças policiais. Anteriormente estava distribuído por diversos distritos. Equipes estavam sobrecarregadas num lugar e ociosas em outros. Serão quatro equipes neste local”, afirmou.

Atuarão na central de flagrantes, quatro equipes dividas em plantões. Sendo 40 policiais: 5 delegados, 10 escrivães e 25 agentes.

O novo espaço já funciona há cerca de 15 dias. De acordo com o diretor geral da Polícia Civil, as atuais centrais não oferecem a devida estrutura a população e há situações que dificultam a agilidade nas ocorrências. A expectativa é de aumento na quantidade de flagrantes realizados.

A Central de Flagrantes foi construída em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que destinou cerca de R$ 1 milhão e 600 mil para a construção do espaço. Já o Governo de Goiás, investiu cerca de R$ 250 mil em equipamentos.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), acredita que a nova central poderá permitir que a população tenha um atendimento de melhor qualidade.

“Esta nova e moderna Central de Flagrantes vai encurtar o tempo de espera, vai agilizar os procedimentos, modernizar a atuação da Polícia Civil, colaborar para o alívio da população, é mais uma parceria bem sucedida com a justiça do trabalho que doou os recursos para esta obra importante. Teremos menos delegacias e delegacias mais modernas, mais bem equipadas, mais eficientes. É isso que o governo do estado está fazendo com estas parcerias para facilitar cada vez mais a vida do cidadão e elucidar, resolver com mais rapidez os crimes que são realizados”, destacou.


Leia mais sobre: Cidades