Uma operação de fiscalização do Procon Goiás, realizada na última segunda-feira (2), apreendeu quase 100 quilos de carnes estragadas em dois supermercados de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Os produtos impróprios para consumo eram carnes bovina, suína, frango e linguiças, que foram encontrados com mau cheiro e aspecto de deterioração.
Os agentes informaram que os produtos estavam mal acondicionados e que na câmara fria havia água no chão, indícios de que o freezer era desligado em alguns períodos. Os dois supermercados flagrados comercializando as carnes impróprias para consumo foram autuados e terão 20 dias para apresentarem defesa.
Além das carnes, também houve a apreensão de outros produtos encontrados fora do prazo de validade nas gôndolas, como cerveja, ovos, maionese e macarrão. Todos os itens foram descartados no local.
Orientações ao consumidor
O Procon Goiás recomenda aos consumidores que sempre estejam atentos ao prazo de validade dos produtos. Antes de adquirir os itens é preciso observar as condições de armazenamento e higiene do local.
No caso das carnes, é importante verificar se possuem os selos de inspeção. O consumidor deve reparar também na cor da carne, que deve ter consistência firme, sem escurecimento ou manchas esverdeadas.
Denúncias podem ser feitas diretamente pelos canais de atendimento do Procon Goiás: o telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita ainda pelo Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Leia mais sobre: Carne estragada / Fiscalização Procon / Procon Goiás / Aparecida de Goiânia / Cidades / Goiânia