17 de dezembro de 2024
Destaque 2

Fiscalização da prefeitura de Goiânia continua para exigir cumprimento de medidas sanitárias

Diretor de Vigilância de Goiânia, Dagoberto Costa. Imagem: divulgação/Prefeitura de Goiânia.
Diretor de Vigilância de Goiânia, Dagoberto Costa. Imagem: divulgação/Prefeitura de Goiânia.

A Central de Fiscalização da Covid-19 realizou neste sábado (20/2) mais uma ação para fiscalizar o cumprimento das medidas adotadas pela prefeituras para o combate ao coronavírus. Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Vigilância Sanitária, visitaram vários estabelecimentos da capital.

Durante a operação os agentes verificaram denúncias registradas na Central da Guarda Civil (153) e por meio do aplicativo “Prefeitura 24 horas”, em diversas regiões de Goiânia. Também no sábado um estabelecimento localizado no Parque Oeste foi interditado por realizar uma festa com aglomeração e desrespeito a outros protocolos sanitários.

Segundo o comandante da GCM, Vilmar Rodrigues, após as 22h foram 21 pessoas autuadas por não usarem máscara, um estabelecimento foi interditado e outros quatros receberam autos de infração por descumprimento das medidas sanitárias. Nesta operação, também houve outra festa interditada e uma pessoa conduzida por embriaguez.

Já na última sexta-feira (19/2) 35 locais foram visitados pela Central de Fiscalização, e destes, cinco estabelecimentos sofreram interdição e 14 foram multados, enquanto 18 residências foram flagradas com aglomeração e poluição sonora, sendo aplicadas cinco multas e 13 notificações.

De acordo com a prefeitura de Goiânia, desde o dia 27 de janeiro até este sábado (20/2), foram mais de 400 estabelecimentos fiscalizados, 86 foram autuados e fechados. AGCM disse que a fiscalização continua e irá aos locais mediante denúncias da população também.

O prefeito Rogério Cruz determinou que os fiscais sigam à risca os decretos e também as medidas do estado para que a circulação do vírus na capital seja reduzida. Medidas como o fechamento de distribuidoras de bebidas às 22h, bares e restaurantes às 23h e limitação do funcionamento de academias e quadras esportivas a apenas 30% da capacidade.

A prefeitura também vem investindo em campanhas e medidas de prevenção, testagem em massa e abertura de leitos para pacientes com Covid-19. Só este ano foram 46 novos leitos de UTI, ou seja, um aumento de 28% na capacidade de atendimento, de acordo com a prefeitura.

Ainda de acordo com a prefeitura (neste sábado, 20) a taxa de ocupação dos leitos destinados à covid-19 na rede municipal de saúde chegou a 68% de enfermaria e 73% de UTI.


Leia mais sobre: / / Destaque 2 / Política