Após nove meses em “estado de emergência”, os moradores do setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia, recebem a boa nova do Governo Federal. O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 18 milhões para solucionar o problema de macrodrenagem ao longo da bacia do Rio Tamanduá.
A deficiência na estrutura do rio tem provocado erosões que colocou em risco de desmoronamento ruas e casas da região.
Segundo informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, o problema de macrodrenagem é oriundo de danificações em pontos de galerias pluviais que, por serem muito antigas, não atendem mais ao volume de água, principalmente em períodos chuvosos.
O número do aumento de ruas pavimentadas, com a consequente diminuição do escoamento da água, gera o aumento da vazão nos bueiros celulares.
Para a liberação do recurso, a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida apresentou um projeto para a obra e um estudo que resultou no Plano Diretor de Drenagem Pluvial.
Além das obras de macrodrenagem também será feita a recuperação do fundo de vale da bacia do Rio Tamanduá. Com as obras definitivas, a expectativa é que os deslizamentos de terra causados pela vazão de água sejam extinguidos.
Para auxiliar na resolução do problema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) pede que a população denuncie o despejo irregular de entulho e lixo pelo telefone 3545-6041.
Leia mais sobre: Cidades