07 de agosto de 2024
Web • atualizado em 18/11/2022 às 06:52

Fim do Twitter? Centenas de funcionários se demitem e internautas sobem #RipTwitter; entenda

Toda polêmica tem um motivo: Elon Musk, novo dono da redes social que tem imposto série de normas para o trabalho dos profissionais
Funcionários do Twitter afirmaram que terão que aceitar uma cultura "extremamente dura" e "trabalhar longas horas em alta intensidade". (Foto: reprodução)
Funcionários do Twitter afirmaram que terão que aceitar uma cultura "extremamente dura" e "trabalhar longas horas em alta intensidade". (Foto: reprodução)

Depois que centenas de funcionários ameaçaram se demitir ou se demitiram do Twitter, a hashtag #RIPTwitter já está entre os assuntos mais comentados da rede social com mais de 600 mil menções. Isso aconteceu por que o novo dono da plataforma, o empresário bilionário Elon Musk tem testado os profissionais de forma um tanto quanto exploratória. Ele teria enviado e-mail aos trabalhadores da empresa na quarta-feira (16) informando que todos deverão aceitar uma cultura “extremamente dura” nos próximos tempos ou deixar a companhia.

Além de impor nova “cultura”, outro aviso pedia que se os profissionais tivessem certeza que querem “fazer parte do novo Twitter”, precisariam clicar em um botão de ‘Sim’. Ao clicar no botão, o funcionário era redirecionado para um formulário que afirmava que, neste caso, teriam que “trabalhar longas horas em alta intensidade”.

De acordo com o G1 e Folha de S.Paulo, uma enquete na Blind, plataforma que verifica o e-mail corporativo dos funcionários, permitindo que compartilhem informações sem serem identificados, dos 180 que responderam [a enquete], apenas 12 (7%) disseram que iam ficar na empresa depois dessa ‘transformação’. 42% escolheram a opção não, dada como “escolhi a opção de sair, estou livre!” e 25% quiseram ficar, mas de forma “relutante”.

Além dos ‘aviso’, sob o comando de Musk, a empresa ainda notificou os funcionários de que fechará seus escritórios e cortará o acesso por crachá até a próxima segunda-feira (22), e, segundo duas fontes, agentes de segurança começaram a expulsar funcionários do escritório já na noite desta quinta-feira (17). Como a empresa também perdeu muitos membros de sua equipe de comunicação, não houve nem pronunciamento oficial.

Vale lembrar que desde o início do mês a rede social passa por polêmicas, quando Elon Musk demitiu metade de sua força de trabalho ao assumir o controle. O bilionário criticou os gastos e a cultura de trabalho afirmou que a companhia precisa de grandes cortes de custos. O bilionário ainda disse que a plataforma será “mais orientada para a engenharia” sob sua liderança e que “aqueles que escrevem ótimos códigos constituirão a maioria de nossa equipe e terão maior influência”.

Em relação à hashtag #RIPTwitter, ela chegou aos assuntos mais comentados de várias formas. Internautas anônimos, famosos e perfis de relevância mostraram preocupação com o fim da rede social, mas também sem esquecer dos memes. Confira algumas das reações:

https://twitter.com/mathieuws1/status/1593430615243702273

Leia mais sobre: / / / Variedades

Comentários