O último exame feito pelo Laboratório Central do Estado de Goiás de negativo para Coronavírus da mesma forma que as avaliações anteriores nos cidadãos brasileiros repatriados da China. Com o resultado, eles estarão liberados da quarentena de 18 dias que é organizada pelo Governo Federal, na Base Aérea de Anápolis.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), comunicou que o fim da quarentena está organizada para este domingo, 22, às 10h.
O último exame dos 58 brasileiros em quarentena na Base Aérea de Anápolis deu negativo. Neste domingo, às 10 horas da manhã, ao lado do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, estaremos lá para dar aquele abraço em todos eles na saída da base aérea. A solidariedade venceu!
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) February 22, 2020
A partir da liberação, os repatriados poderão circular livremente e irão para seus estados. No twitter, vários internautas elogiaram o atendimento aos brasileiros.
Parabéns ao Governo Federal, ao Ministério da Saúde, ao Governo de Goiás e toda equipe de profissionais de saúde. Foi um trabalho realizado com profissionalismo e solidariedade. Todos vocês foram brilhantes. Parabéns @ronaldocaiado #coronavirus
— Alessandra Giseli (@ale_giseli) February 22, 2020
Solidariedade, prudência e responsabilidade. Parabéns!
— Eduardo br (@tks_olavo) February 22, 2020
Caiado X Mabel
A presença dos brasileiros repatriados foi contestada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel, na semana em que eles foram trazidos para o Brasil. Ele defendia eles fossem para outros locais e avaliava que Goiás teria um problema do ponto de vista econômico. “É um desastre para o Estado. Podemos sofrer segregação do que é produzido em Goiás, afetando a exportação de industrializados e carne,” argumentou Mabel.
O fato foi rechaçado de forma dura pelo governador ao classificar o presidente da FIEG como “mercenário, canalha e desumano”.
LEIA MAIS, aquí: “Mercenário, canalha e desumano”, diz Caiado sobre crítica de Mabel