Pouco mais de uma semana após assumir como novo presidente da Fifa, Gianni Infantino, já assumiu o compromisso da entidade em utilizar o uso de replays em lances duvidosos no futebol. A medida vai começar a ser testada na temporada 2017/2018.
“Tomamos uma decisão histórica para o futebol. A Fifa e a International Board estão iniciando agora um debate e não o encerrando. Temos que mostrar que estamos escutando os torcedores, os jogadores e o futebol. Estamos ouvindo o futebol e aplicando o senso comum” – disse Infantino em entrevista coletiva após a reunião.
Nos jogos haverá um assistente com acesso aos vídeos. O árbitro principal se tiver dúvida, vai parar o jogo e chamar o assistente que também terá liberdade para acionar o juiz, caso um lance passe despercebido pelo trio de arbitragem.
Outras mudanças
– Na saída de bola, o jogador responsável pelo pontapé inicial poderá dar o toque para trás. Anteriormente era permitido o passe apenas para frente.
– Quando um jogador sofrer a falta e precisar de atendimento, ele não poderá ser retirado de campo para atendimento, desde que o jogador que praticou a falta tenha sido advertido com cartão. Isso é para evitar que o time que sofreu a infração não jogue durante alguns minutos com um jogador a menos.
Essas alterações nas novas regras serão implementadas a partir do dia 1º de Julho da atual temporada.
Leia mais sobre: Esportes