23 de novembro de 2024
Cidades

Fieg expande Centro Internacional em cidades do interior de Goiás

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Por meio de uma videoconferência, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lançou nesta quarta-feira (23/06) o Centro Internacional de Negocios da entidade, instalado na Escola Senai, em Itumbiara. A ação estratégica, por iniciativa do Conselho Temático de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, presidido pelo empresário Emílio Bittar, visa encurtar distâncias: De Goiás para o mundo e vice-versa. Trata-se de mais um serviço para incentivar as exportações de produtos made in Goiás, por meio da emissão do Certificado de Origem (COD) e declaração de livre venda. Depois de Itumbiara, também ganharão postos avançados os polos de Rio Verde, Catalão, Barro Alto e Niquelândia, instalados em unidades do Sistema Fieg.

O presidente da Fieg, Sandro Mabel, prestigiou o evento e ressaltou a importância da ampliação do atendimento do Centro Internacional de Negócios (CIN). “É um momento especial para o Sistema Fieg e para as indústrias de Itumbiara e toda a Região Sul Goiano. Estamos implantando um novo serviço, neste município que é um dos principais polos industriais de Goiás e onde temos unidades do Sesi, Senai e IEL atendendo, além de Itumbiara, outros 13 municípios da região e até de Minas Gerais. A partir de agora, empreendedores locais contam com suporte para emissão do documento Certificado de Origem (COD), sem precisar emitir o documento fora de sua base”, disse. Antes era necessário o empresário vir a Goiânia para fazer a emissão do certificado.

Sandro Mabel destacou a atuação da Fieg em promover o desenvolvimento industrial do Estado. “A Fieg comemora 70 anos fazendo o bem, entregando mais um serviço destinado a fortalecer nossas indústrias, especialmente neste momento de pandemia, quando o caminho para a internacionalização é estratégico para vencermos a crise”, pontuou.

O Centro Internacional de Negócios da Fieg foi pioneiro na Região Centro-Oeste e o segundo em todo o País a emitir o Certificado de Origem Digital (COD) por meio da nova plataforma Sistema COD, que facilitou a prestação do serviço a empresários atestando a origem de seu produto e assegurando benefícios tarifários em 23 países.

É mais uma facilidade que a Fieg – a única autorizada em Goiás pela Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) – proporciona ao setor produtivo para incentivar a internacionalização das empresas goianas.

A coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg, Johanna Guevara, conduziu o encontrou on-line e reforçou a importância da iniciativa, que já funciona em Anápolis. “Nosso objetivo é facilitar e reduzir custos para as empresas goianas. Estamos começando em Itumbiara e iremos avançar também para outros municípios como Rio Verde, Catalão, Barro Alto e Niquelândia”, disse.

“É importante destacar que nosso foco é promover a internacionalização de nossas empresas, sejam elas exportadoras ou importadoras, oferecendo assessoria, estudos de mercado, missões de negócios. Isso significa competitividade para o micro, pequeno e grande empreendedor”, sublinhou Johanna Guevara.

Durante o encontro on-line, o empresário Roberval Dias Martins, da Alca Food Ltda., elogiou a iniciativa e anunciou a emissão de quatro CODs pela empresa que ele dirige. “Trabalhamos com a Fieg e o CIN há algum tempo. Agora não será preciso ir a Goiânia para fazer a emissão do certificado. Vamos gastar poucos minutos para ir ao Senai de Itumbiara e fazer a emissão do COD, com economia de tempo e custos”, pontuou.

A diretora de RH da Caramuru Alimentos, Margareti Scarpelini, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Fieg. “O Sistema Indústria – Sesi, Senai e IEL – é um grande parceiro da Caramuru e, com certeza, vamos precisar de todo apoio aqui em Itumbiara”, frisou.

Participaram do lançamento do COD os diretores do Senai, Sesi e IEL de Itumbiara, Rodrigo Gonçalves da Silva, Abílio Netto Carneiro, Cristiane Teixeira da Silva, respectivamente, além do presidente da Associação Comercial e Industrial de Itumbiara, Luciano Marques, e empreendedores locais. 


Leia mais sobre: Cidades