Cerrado, “floresta de cabeça para baixo”, como dizia o poeta Carmo Bernardes. Berço das águas do Brasil, já que daqui saem quase todas as grandes bacias hidrográficas do país. O bioma ocupa quase 25% do território nacional, rico na fauna e na flora. Essa riqueza está em risco, cerca de 800 mil quilômetros quadrados já foram devastados.
A preservação passa pela Sustentabilidade do cerrado e este é o grande tema da 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).O evento será realizado a partir da próxima terça (16) e vai até o dia 21 de agosto. Toda a programação do FICA é gratuita e aberta ao público.
“Nesta edição o festival está conectado mais com a Cidade de Goiás e com o Cerrado. Um desafio importantíssimo. Acho que este Fica será um marco para a produção de alimentos e a conversação ambiental. O mundo precisa alimentar 7 bilhões de pessoas. Os filmes vão tratar das questões de produção de alimentos e o Cerrado está neste contexto. É um festival que lançou o estado de Goiás internacionalmente na área de vídeo e do ponto de vista ambiental”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.
Fica no Fica
O Festival trará uma novidade em 2016, que será a promoção de um concurso voltado para alunos da rede estadual de ensino da Cidade de Goiás, com o tema: “O que fica do Fica?”. O estudante vencedor será premiado com uma viagem ao Rio de Janeiro, para conhecer o Museu do Amanhã.
A ação será voltada para a produção de conteúdo nas escolas públicas da cidade. Alunos vão participar do festival e, depois produzir redações sobre suas impressões e vivências. Além do concurso de redação, serão realizadas oficinas de produção audiovisual nas escolas públicas da cidade.
Mostra Competitiva
O festival será realizado entre os dias 16 e 21 agosto. Participarão da Mostra Competitiva 22 produções, selecionadas pelo Fica, com temas ambientais. Destes, 12 são estrangeiros, oriundos da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México; e dez, brasileiros. Entre os nacionais, quatro são goianos. Também foram selecionadas 12 curtas de animação para Mostra Fica Animado.
Ao todo, 356 filmes foram inscritos, superando o número da edição de 2015. A Mostra Competitiva vai distribuir R$ 280 mil em prêmios, R$ 40 mil a mais do que nas edições a
Shows
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) 2016 terá show de encerramento com Elba Ramalho e Geraldo Azevedo na 18ª edição do evento. O show, que será realizado no dia 21 de agosto, foi batizado como “Um Encontro Inesquecível”, já que os músicos são parceiros há cerca de 40 anos e fizeram diversos trabalhos juntos.
Entre as músicas de sucesso da parceria entre Elba Ramalho e Geraldo Azevedo estão “O princípio do prazer”, “Veja Margarida”, “De volta pro aconchego” e “Você se lembra”. Além disso, gravaram três edições do quarteto composto por Zé Ramalho e Alceu Valença.
Para o show do Fica 2016, os músicos vem acompanhados de Marcos Arcanjo, Mestrinho, Ney Conceição e Anjo Caldas, que são os instrumentistas. A expectativa é de que no encontro entre Elba e Geraldo sejam contadas, através da música, a história da amizade entre eles.
Com a mistura da poesia da música brasileira com o folclore nordestino, os artistas garantem um encerramento animado. Serão cantados os sucessos, “Chão de Giz”, “Bicho de 7 cabeças”, “Dia Branco” e até o frevo de Gonzagão, “Banho de Cheiro”.
Leia mais sobre: Cidades