21 de dezembro de 2024
Política

FHC e Bittencourt chegam à mesma conclusão: “Sistema político do Brasil acabou”

Ao participar de um evento promovido pela XP Investimentos na Expert 2016, neste domingo, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse que o sistema político do País “acabou”. Este tem sido, por coincidência, o mantra de Luiz Bittencourt (PTB), pré-candidato a prefeito de Goiânia, que defende mudanças radicais na forma de se governar. Bittencourt e FHC concordam em um ponto essencial: a raiz do problema está na corrupção.  

Na opinião do ex-presidente, a culpa é da Constituição de 1988 e das interpretações que foram dadas a ela. “Nenhum país no mundo funciona quando você tem 30 partidos no Congresso e outros 20 em preparação. isso é a receita para o desastre. Não tem como governar, fazer maioria”. FHC diz também que houve um processo de desmoralização de muitas instituições pela corrupção. “A corrupção generalizou e mudou de qualidade. Virou uma coisa patológica, que minou todo o País”. 

Já o pré-candidato a prefeito de Goiânia – que foi deputado federal durante o segundo mandato presidencial de FHC – as distorções do sistema político nascem com as campanhas eleitorais, onde a gastança é indiscriminada e o marketing cria jingles e peças publicitárias para iludir o eleitor. “A mudança que proponho começará logo na campanha. Não vamos recorrer às nocivas e condenáveis práticas que levam à derrama de dinheiro, como contratação de aspones, pesquisas exclusivas, redes de comitês, cabos eleitorais remunerados ou de marqueteiros, que transformam cabos eleitorais em sabonetes para iludir o eleitor”. 

Bittencourt afirma que o modelo político-eleitoral brasileiro está falido, é injusto e é a causa de toda a corrupção e esquemas fraudulentos que contaminaram os governos. “Vamos fazer uma campanha completamente diferente. Vamos mostrar que as mudanças que queremos começam na campanha. Quem insiste no modelo atual de campanha vai reproduzir os mesmos erros e problemas que estamos assistindo hoje no Brasil todo”. 


Leia mais sobre: Política