O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, afirmou ao Diário de Goiás que apoia a emenda que visa destinar 25% da taxa do agronegócio aos municípios.
A emenda deve ser apresentada pelo deputado estadual Helio de Sousa (PSDB), a pedido do prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes (União Brasil), com quem Naves se reuniu nesta quarta-feira (16/11).
LEIA TAMBÉM: Caiado garante que taxa do agro vai voltar para o setor em forma de rodovias
“Os municípios estão perdendo recursos. É importante ter essa compensação”, disse o presidente da FGM. “Esperamos que os deputados acatem a emenda.”
A queda da arrecadação devido às mudanças nas alíquotas do ICMS dos combustíveis, o que também gerou impacto nos municípios, é um dos principais argumentos do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para criar a contribuição de 1,65% para parte do agronegócio.
LEIA TAMBÉM: “Taxação do Agro pode gerar prejuízos ao lucro do produtor rural”, prevê advogado tributarista
Tanto Leonardo Menezes quanto Helio de Sousa se manifestaram contra a proposta, mas a emenda é uma forma de, na visão deles, torná-la mais justa.
O Diário de Goiás apurou que o prefeito de Goianésia se reuniu, ainda, com o presidente da Associação Goiana dos Municípios, Carlão da Fox (PSD), mas a reportagem não conseguiu contato com eles.
Leia mais sobre: Agronegócio / FGM / Política