05 de dezembro de 2025
confraternização

Festa do Milho de Aparecida reúne feirantes e celebra cultura popular

O prefeito Leandro Vilela confirmou presença e deve participar das atividades ao lado dos trabalhadores que movimentam as feiras livres da cidade
A programação inclui comidas típicas à base de milho, arroz carreteiro, distribuição de brindes e apresentações musicais ao vivo. Foto: Divulgação/Arquivo.
A programação inclui comidas típicas à base de milho, arroz carreteiro, distribuição de brindes e apresentações musicais ao vivo. Foto: Divulgação/Arquivo.

Aparecida de Goiânia sedia nesta segunda-feira (7) a 9ª edição da tradicional Festa do Milho dos Amigos Feirantes, a partir das 18h, no estacionamento da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG), no setor Solar Central Park. O evento promete reunir mais de 3 mil feirantes e convidados em uma grande confraternização que valoriza a cultura popular, o trabalho informal e a economia solidária.

Organizada pela ACIAG, pela vereadora Camila Rosa e pela Associação dos Feirantes de Aparecida (AFAG), com apoio da Prefeitura de Aparecida e do Governo de Goiás, a festa já se tornou referência no calendário popular do município. O prefeito Leandro Vilela confirmou presença e deve participar das atividades ao lado dos trabalhadores que movimentam as feiras livres da cidade.

A programação inclui comidas típicas à base de milho, arroz carreteiro, distribuição de brindes e apresentações musicais ao vivo. A entrada é gratuita, mediante doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social e a instituições beneficentes da cidade. A praça de alimentação funcionará de forma solidária: todo o cardápio será oferecido gratuitamente ao público.

A festa também marca um momento de avanços para os feirantes de Aparecida. Neste ano, a gestão municipal implementou mudanças importantes com a sanção das Leis Complementares nº 238 e nº 239 de 2025. As novas normas preveem a remissão de taxas relativas aos anos de 2022 a 2024 para os trabalhadores que quitarem a licença de 2025 à vista. A legislação também tornou a cobrança mais justa, com uma nova metodologia de cálculo que reduziu valores. Um exemplo é a queda da taxa de R$ 558 para R$ 176 para bancas de 1 metro quadrado utilizadas em até sete feiras por semana.

“Estamos construindo uma gestão que reconhece o valor do trabalho dos feirantes e contribui para que eles continuem gerando renda, oportunidades e vida nos bairros da nossa cidade”, destacou o prefeito Leandro Vilela.


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades