A Operação Férias do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) conta com cerca de 350 bombeiros, entre guarda vidas e mergulhadores, e atende um raio de 500 quilômetros. As cidades que recebem os postos dos bombeiros são: Aruanã, Faina, Aragarças, Britânia, Itacaiu, Luís Alves, Bandeirantes, Chapada dos Veadeiros e Cocalino, sendo localizado em Aruanã o posto central, por receber um maior número de turistas. Os postos ficam em pontos estratégicos, próximos a acampamentos.
A Operação comemora o sétimo ano consecutivo sem o registro de nenhuma morte por afogamento dentro das áreas que os postos estão instalados. Desde o início da operação, foram registrados apenas três casos de iminências de afogamento. O capitão Eberson Holanda reforça que um dos principais motivos para evitar as mortes por afogamento seria o uso de coletes salva-vidas.
O maior número de ocorrências se refere à perca de bens, como motores e embarcações. Só neste mês foram cerca de 32 motores recuperados pelos mergulhadores que fazem ronda em embarcações pelos rios e lagos.
O último final de semana das férias de julho contará como reforço de um maior número de bombeiros. O principal foco será Aruanã, que aguarda um número maior de turistas, graças aos shows que serão realizados no centro da cidade.
Bombeiro Mirim Anjos do Araguaia
O Projeto Bombeiro Mirim Anjos do Araguaia é um programa educacional realizado todo mês de julho nas cidades de Aragarças, Faina, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Luiz Alves e Bandeirantes, e pela primeira vez em Itacaiú e Alto Paraíso. O projeto atende crianças entre oito e 12 anos que aprendem sobre cidadania, preservação ambiental, primeiros socorros, noções básicas de bombeiro, além das normas de segurança do Rio Araguaia.
Um das atividades que vem dando muito resultado é a visita aos acampamentos, levando aos turistas e à comunidade local, todas as lições aprendidas.
Leia mais:
- Operação Férias Turista Seguro alerta população para uso do colete salva-vidas
- Bombeiros desenvolvem ações de prevenção a afogamentos durante férias escolares
Leia mais sobre: Cidades