O feriado da Semana Santa promete ser de chuvas moderadas a intensas, que podem evoluir para tempestades, em todo o Estado de Goiás. Segundo previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a mudança das condições climáticas é resultado do sistema de baixa pressão, que se aproxima do Brasil.
O gerente da Cimehgo, André Amorim, explica que, neste momento, o sistema de baixa pressão está atuando entre o Paraguai e a Bolívia, mas a tendência é que nos próximos dias se aproxime da região Sudeste do país. “Ele já vai adentrando ali na região do Mato Grosso do Sul e vai se deslocar pela região Sudeste do Brasil. Ao chegar na região sudeste, ali na altura de São Paulo e Minas Gerais, ele vai conseguir formar um corredor de umidade, com isso nós teremos maior nebulosidade, que combinado com o calor que está havendo nos últimos dias, vai ter pancadas de chuvas”, relata.
A condição favorece a formação de chuvas irregulares, moderadas a fortes, que podem evoluir para tempestades, o que exige cuidado, principalmente para quem vai pegar a estrada durante o feriado prolongado.
Amorim alerta os condutores e turistas que vão trafegar nas rodovias de Goiás. “É interessante que o motorista dê preferência para viajar durante o dia, até por questão de visibilidade. À noite podemos ter tempestades, chuvas mais intensas e ter problemas no decorrer da viagem”, destaca.
Bom para o produtor rural
As mudanças climáticas trazem boas notícias para os produtores rurais. A segunda safra será favorecida pelas chuvas dos próximos dias.
De acordo com Amorim, as chuvas do feriado prolongado vão trazer boas condições para as produções rurais, já que a segunda safra precisa de regularidade de chuvas para um bom desenvolvimento das lavouras. “Para lavoura, os produtores rurais terão boas chuvas nesse feriado prolongado”, pontua o gerente da Cimehgo.
Leia mais sobre: chuvas em goiás / cimehgo / Notícias do Estado