23 de novembro de 2024
Ação Social • atualizado em 28/11/2022 às 08:14

Feirão de Empregos do Governo de Goiás atende mais de 37 mil pessoas

A ação que oferece oportunidades de emprego e profissionalização abrangeu 11 municípios goianos e teve 12 edições em 2022
O Programa Mais Empregos faz a mediação entre empresas e trabalhadores. Fotos: Wesley Costa
O Programa Mais Empregos faz a mediação entre empresas e trabalhadores. Fotos: Wesley Costa

Em 2022, o Feirão de Empregos do Cotec, realizado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria da Retomada, já alcançou 37.477 atendimentos gerais, realizados em 11 municípios goianos, em suas 12 edições. A ação visa oferecer oportunidades de emprego e profissionalização aos cidadãos.

Mais uma edição está sendo planejada para este ano, nos dias 7 e 8 de dezembro, em Anápolis. Até o momento, entre as cidades goianas que já receberam o Feirão estão: Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Catalão, Ceres, Goianésia, Goiânia, Jaraguá, Piranhas e Porangatu.

O governador Ronaldo Caiado explicou como é feita a mediação entre as empresas que precisam de trabalhadores e os cidadãos que buscam por oportunidade de emprego. “Buscamos as empresas, elas abrem as vagas e nós fazemos a triagem. As pessoas montam seus currículos, são direcionadas de acordo com suas aptidões e, se precisarem de cursos, terão oportunidade”, resume Caiado.

Empregos e Profissionalização

Mais de 3 mil pessoas já foram atendidas pela equipe de Retomada, por meio do Programa Mais Empregos, que oferece centenas de vagas de trabalho. Cerca de 2.606 pessoas já saíram do evento com encaminhamento para entrevista em empresas e indústrias.

Além das vagas de trabalho, o Programa também oferece cursos gratuitos de profissionalização. Por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), 3.709 pessoas se inscreveram em diversos cursos profissionalizantes de curta duração, nas 12 edições já realizadas.

Os alunos que possuem os requisitos para o Cadastro Único (CadÚnico) e concluem cursos do Cotec também recebem incentivo do Crédito Social, que impulsiona o empreendedorismo. O benefício permite a compra de materiais e insumos que possibilitam a abertura do negócio próprio na área de formação do aluno.

Além dos programas para inserção no mercado de trabalho, o Governo de Goiás também realizou parcerias com outras entidades a fim de ampliar a ação. No Programa Mães de Goiás e Aprendiz do Futuro foram realizados 3.364 atendimentos para auxílio da confecção de currículos e entrega de kits.

O GoiásFomento atendeu 385 micro e pequenos empresários sobre linhas de crédito e reestruturação de um negócio próprio. O Sebrae realizou 108 consultorias sobre empreendedorismo e finanças ao público dos feirões e o Centro de Educação Técnico e Tecnológica da Universidade Federal de Goiás (Cett/UFG) atendeu 5.696 pessoas com serviços de beleza, gastronomia e enfermagem.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado