A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), jurisdicionada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDI), será a executora, em Goiânia, do Programa Centelha, que fará a seleção de startups e empreendedores com ideias inovadoras. A iniciativa tem como principal objetivo estimular a criação de negócios inovadores e fomentar a cultura empreendedora. Além de recurso financeiro, o Programa irá oferecer capacitações e suporte para transformar as ideias em negócios de sucesso. O período de inscrição vai até o dia 4 de outubro.
Será fornecido até R$ 60 mil para cada um dos 28 projetos selecionados no estado. Somente em Goiás, serão distribuídos R$ 1.680.000 às ideias selecionadas.
O fomento será concedido na modalidade de subvenção econômica, não havendo a necessidade de ser pago ou reembolsado. A verba poderá ser investida no custeio de despesas do negócio, como hospedagem, alimentação, passagens, materiais de consumo e serviços terceirizados.
A seleção das propostas de negócio será realizada em três etapas: inscrição de ideias, elaboração de projeto do empreendimento e elaboração do projeto de fomento. Após a seleção, o programa oferecerá ainda orientação e capacitação para abertura das empresas e pré-incubação durante seis meses.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada na página https://go.programacentelha.com.br/. Podem participar pessoas físicas sem nenhuma empresa constituída ou Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte (MEEPP), com data de constituição de até 12 meses anteriores à data de lançamento do edital, realizado em 4 de setembro de 2019.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.
Ideia inovadora
Na fase de inscrição, os candidatos deverão evidenciar especialmente o problema que sua ideia inovadora soluciona e suas oportunidades. Será preciso também descrever as características básicas da solução e diferenciar seu valor inovador diante do que já existe no mercado.
O perfil da equipe e sua capacidade de execução da proposta também serão avaliados no momento de inscrição da ideia. As equipes poderão ser compostas por até cinco membros, sendo um deles o coordenador do projeto.
Leia mais sobre: Goiânia / Negócios / startups / Notícias do Estado