A Faculdade Araguaia foi autorizada a protocolar uma solicitação de transformação, junto ao Ministério da Educação (MEC), para se tornar um Centro Universitário. Com 16 anos de existência, a instituição tem mais de 12 cursos de graduação. Destes, oito já são reconhecidos pelo MEC com conceito 4, assim como a Faculdade.
“Essa transformação significa mudanças tanto na forma pedagógica, como no resultado trabalho final que a instituição vai prestar para a comunidade. Por exemplo, uma faculdade isolada não é ‘obrigada’ a trabalhar com a pesquisa, enquanto o Centro Universitário cria essa questão, essa obrigatoriedade da instituição além do ensino, também trabalhar com pesquisa em todas as áreas, que é um objetivo que nós buscamos há muito tempo”, disse o diretor geral da Faculdade Araguaia, professor Arnaldo Freire.
De acordo com Arnaldo Freire, o pedido de transformação da instituição foi protocolado na última quarta-feira (26), baseado nos conceitos do MEC, mas a tramitação de todo o processo deve demorar de 1 a 3 anos. “A nossa expectativa, pela estrutura que a instituição já tem, é que esse processo dure em torno de 18 meses”, ressaltou.
Segundo o professor, a transformação em centro universitário dá a instituição o status de Universidade, além de algumas autonomias universitárias, como a criação de novos cursos e abertura de novos campus. “Para uma instituição particular, como é o caso da nossa, seria quase o último degrau a ser galgado na conquista dessa autonomia universitária. Inicialmente será o Centro Universitário Araguaia, Uni-Araguaia, que futuramente será um centro de referência para o Estado e na cidade de Goiânia”, destacou Arnaldo Freire.
Leia mais sobre: Cidades