19 de novembro de 2024
Destaque

Fábio Junior defende auditoria e municipalização do transporte coletivo em Goiânia

Fábio Junior é candidato da UP à prefeitura. (Foto: Reprodução/UP)
Fábio Junior é candidato da UP à prefeitura. (Foto: Reprodução/UP)

Candidato da Unidade Popular (UP) à prefeitura de Goiânia, Fábio Junior tem como principal bandeira mudanças no transporte coletivo da capital. A principal proposta do estudante e motorista de aplicativo é municipalizar o serviço para reduzir o preço da tarifa.

À Rádio Bandeirantes Goiânia, Fábio afirmou que as empresas concessionárias do transporte “conseguem lucros muito altos”. Caso o serviço fosse repassado ao poder público, a prefeitura, portanto, teria condições de geri-lo.

“Uma vez no controle da prefeitura, a própria prefeitura assume o serviço ou pode fazer nova concessão, com fim do monopólio”, afirmou. Ele defendeu ainda que a medida pode levar à redução da passagem. “Podemos reduzir com políticas públicas se estiver no controle da prefeitura. Podemos, por exemplo, dar subsídio para pessoas desempregadas”, cita o candidato.

 Fábio Junior pontuou ainda que pretende realizar auditorias nas contas das empresas que operam o transporte. Segundo ele, por prestarem um serviço público, as concessionárias deveriam divulgar os lucros.

“A gente entende o transporte coletivo me Goiânia como uma máfia. Não divulgam os gastos. Não é possível fazer um cálculo sobre a taxa de lucros deles. Não fazemos a auditoria e isso pode alimentar uma máfia financiadora de campanha eleitoral e tem influência grande sobre governos municipais e até sobre o estadual”, disse.

Parque tecnológico

O candidato defendeu também a implantação de um parque tecnológico em Goiânia. A ideia é investir em cursos profissionalizantes para qualificar a mão de obra. O projeto seria implantado, diz, com apoio de UFG, IFG e o sistema S. “Queremos organizar instituições para gerar cursos profissionalizantes e técnicos para suprir novas demandas de mercado com mão de obra qualificada”, assinalou.

Fábio Junior também prometeu focar na ampliação da oferta de vagas no Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Além disso, ele pretende oferecer uma formação mais ampla, com aulas sobre meio ambiente e outras questões.


Leia mais sobre: Destaque / Política