20 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:45

Extinção de subsecretarias teve mais apoio que crítica, diz Raquel Teixeira

Secretária Raquel Teixeira.
Secretária Raquel Teixeira.

Este ano o governo estadual determinou a extinção de 25 subsecretarias ligadas à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) de Goiás, espalhadas pelo Estado. Agora, o número de delegacias regionais baixou para 15 e a economia, segundo a secretária de Educação, Raquel Texeira, é de R$ 3 milhões por mês.

A medida, que atende ao Programa de Austeridade do governo estadual, gerou polêmicas. No entanto, a secretária informou que recebeu mais apoio do que críticas. “Pessoalmente eu tenho recebido mais apoio. Pessoalmente, digo, por WhatsApp, telefonema, recado. Só com as 15 […] economizaríamos R$ 3 milhões por mês. É muito dinheiro”, disse.

De acordo com Raquel Teixeira, o recurso economizado será utilizado para o melhoramento tecnológico da Seduce, mas que, posteriormente, serão priorizadas outras destinações, como aumento de salário de professores.

“Em um primeiro momento vamos usar esses recursos para modernizar tecnologicamente toda a estrutura da Secretaria, para webconferências, internet, que nós não temos uma banda larga de qualidade. Mas com o tempo, quero muito que a economia possa significar até mais dinheiro para melhorar salário de professor. Temos, em época de crise, que ver qual a oportunidade temos de crescer. Estamos fazendo um exercício nessa direção. Quero economizar na área meio para pagar melhor professor, ter laboratórios, para dar aos alunos o direito de uma boa aula. Nosso foco é sempre esse: aluno tem direito de aprender e aprender bem. Tudo que precisa de condição para que esse direito do aluno seja atendido, nós faremos. É a nossa grande meta e chegada final”, afirmou.

Ainda segundo a secretária, mesmo com a extinção das subsecretarias, as escolas não ficarão sem respaldo. Haverá ainda uma estrutura física para atender as demandas das unidades e uma pessoa responsável para levar e trazer informações das escolas à Seduce e vice-versa.

“Alguma estrutura física, principalmente com a tutoria pedagógica, é necessária. Os tutores pedagógicos visitam semanalmente as escolas, levam sugestões, contribuições para o reforço escolar, atividades novas, inovações tecnológicas. Agora, a tendência no mundo é de que a tecnologia nos aproxime cada vez mais. A tecnologia faz esse milagre da aproximação das pessoas e resolução mais rápida dos problemas. É nessa direção que estamos caminhando”, concluiu.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades