21 de dezembro de 2024
Notícias do Estado

Exposição organizada pela Seduce abre comemorações na Cidade de Goiás

A abertura da exposição “Dossiê Cidade de Goiás à Unesco”, no Palácio Conde dos Arcos, marcou o início oficial da programação de aniversário de 15 anos de reconhecimento do título Goiás Patrimônio Mundial, nesta quinta-feira, 15/12, na antiga Vila Boa.

Ao lado da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, o governador de Goiás, Marconi Perillo, descerrou a placa de abertura da exposição, que foi organizada pela superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Seduce, Tânia Mendonça, e pelo chefe do Núcleo de Obras e Recuperação do Patrimônio da pasta, Marcílio Lemos.

O governador Marconi Perillo contou que uma das maiores alegrias de sua vida foi o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) da cidade de Goiás como Patrimônio Mundial. “A alegria enorme pela dimensão que isto representa não foi só minha, foi de todos vilaboenses, de todo povo goiano, do povo brasileiro. Afinal de contas temos apenas 23 sítios, alguns naturais e outros do Patrimônio Histórico”, frisou.

Para a secretária Raquel Teixeira os vilaboenses têm uma união muito forte, o que faz com que as adversidades sejam superadas com êxito. “Se não fosse o trabalho conjunto, a confiança unificada, a força energizante que veio de todos, a gente não teria tido esse sucesso. E essa força se manifestou logo depois do título naquela inundação, a cidade se deu as mãos”, disse lembrando o trabalho de reconstrução realizado após uma chuva forte que destruiu várias partes da cidade de Goiás em 2001.

Um dos eventos mais importantes da programação, que teve início nas primeiras horas da quinta-feira, foi a inauguração da obra de revitalização do Mercado Municipal de Goiás. O espaço que abriu as portas em 1926 foi totalmente restaurado, preservando as características originais, mas melhorando a acessibilidade e o conforto. O projeto desenvolvido pelo Governo de Goiás foi executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por meio de uma parceria com a Seduce e a Prefeitura de Goiás. Foram investidos R$ 9,1 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.

A cerimônia de revitalização do Mercado Municipal foi prestigiada pela coordenadora de Cultura da UNESCO, Patrícia Reis; diretor nacional do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida; presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa; superintendente regional do IPHAN, Salma Saddi; prefeita do município, Selma Bastos, entre outras autoridades.

“A Seduce é parceira do PAC das Cidades Históricas, tanto na reforma do mercado, quanto na reforma do Teatro São Joaquim, que é uma unidade da secretaria. Então é fantástica essa parceria do governo federal com o governo estadual por meio do PAC”, avalia o superintendente executivo de Cultura da Seduce, Nars Chaul.

A Praça Dr. Tasso de Camargo (Coreto) recebeu uma placa alusiva às comemorações do título concedido pela UNESCO, mas o maior presente entregue ao aniversário de 15 anos do reconhecimento foi a inauguração da obra de revitalização do Mercado Municipal de Goiás. 

Início

A programação foi iniciada às 6h da quinta-feira. Logo ao amanhecer os vilaboenses foram saudados com uma alvorada com a Banda de Música do 16º Batalhão de Polícia Militar. Em seguida, badalada de sinos nas igrejas também anunciaram que a quinta-feira seria um dia especial. Às 7h foi servido um café da manhã. 

Os eventos da programação foram retomados ao final da tarde com uma apresentação da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás, sob a regência do maestro, Marshal Gaioso, que apresentou a Pastoral de Beethoven, na Igreja Matriz. 

Exposição

A exposição “Dossiê Cidade de Goiás à Unesco” apresenta à população trechos do volume que reuniu documentos, registros fotográficos e depoimentos que deram sustentação ao pedido feito à UNESCO à época. “As imagens são do dossiê de 2000, feitas com tecnologia diferente da que temos hoje. Temos fotos de um fotógrafo antigo da cidade, que é Alencastro Veiga, feitas em 1800. Aqui está o início desse movimento do tombamento”, explica Marcílio Lemos. 

A programação segue até este sábado, 17/12, quando será realizado o I Festival de Sabores no Mercado Municipal de Goiás.


Leia mais sobre: Notícias do Estado