24 de novembro de 2024
Brasil

Exposição à solventes causa problemas de saúde a frentistas

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

 

Pesquisa identifica problemas de saúde em frentistas

 

Segundo pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, a exposição frequente a solventes exalados pela gasolina podem provocar danos neurológicos em frentistas de postos de combustível.

 

A pesquisa foi feita com 25 trabalhadores da capital. Foram feitos testes visuais para identificar alterações em grupos de células do cérebro. O pesquisador Thiago Leiros Costa destaca que houve alterações significativas em todas as tarefas sugeridas.

Os voluntários passaram por exames oftalmológicos que descartaram qualquer alteração estrutural na córnea, no cristalino ou no fundo do olho. Mesmo assim, eles tiveram um desempenho inferior na comparação com o grupo controle.

Em quatro frentistas, a perda de sensibilidade para cores foi tão significativa que foi necessário fazer um exame genético para descartar a possibilidade de daltonismo congênito.

Os pesquisadores identificaram que, quanto maior o tempo de exposição aos solventes, maiores são os danos neurológicos.

Embora os resultados da pesquisa sirvam de alerta para os riscos da profissão de frentista, o pesquisador esclarece que seria necessário ampliar os estudos no campo da medicina do trabalho para definir se equipamentos de segurança seriam eficazes na proteção aos trabalhadores.

 


Leia mais sobre: Brasil