05 de dezembro de 2025
Planejamento turístico • atualizado em 08/07/2025 às 19:23

Expedição Araguaia vai descer o rio para colher dados sobre a temporada de férias

A expedição contará com cinco barcos que vão percorrer o rio com intenção de compreender o perfil do turista que acampa nas praias e se hospeda em Luiz Alves e Aruanã
A intenção é compreender o perfil de turista que acampa nas praias durante a alta temporada. Foto: Goiás Turismo
A intenção é compreender o perfil de turista que acampa nas praias durante a alta temporada. Foto: Goiás Turismo

Em trabalho inédito, a Goiás Turismo realizará a Expedição Araguaia durante a temporada de férias. A expedição vai descer o rio em cinco barcos com diversos profissionais da autarquia, com a intenção de compreender o perfil do turista que acampa nas praias e se hospeda em Luiz Alves e Aruanã.

A coordenadora de pesquisa da Expedição, Amanda Alves Borges, destaca que “levantamentos como esse são essenciais para gerar dados reais que orientem o planejamento turístico e a formulação de políticas públicas. O grande diferencial desta edição é ampliar o olhar sobre o Araguaia, incluindo não apenas as cidades, mas também a vivência nos acampamentos”.

A jornada começa à meia-noite do dia 10 de julho, em Goiânia. No dia 11, as 12 pessoas da agência de turismo chegam à Aruanã. No dia 12, estarão em Cangas; no dia 13, em Cocalinho; no dia 14, em Travessão; e, no 15, na Viúva. Nos dias 16 e 17, a equipe atua em Bandeirantes e, nos dias 18 e 19, em Luiz Alves.

Temporada do Araguaia 2025

De acordo com a Goiás Turismo, a expectativa de público na Temporada do Araguaia de 2025 é de cerca de 1 milhão de turistas. Segundo dados do Observatório do Turismo de Goiás, a maior parte deles mora em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Aruanã, Aragarças, Britânia, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás e Montes Claros são as cidades que mais recebem visitantes.

A temporada gera renda e empregos para as comunidades da Região Turística do Vale do Araguaia. Nesta época do ano, moradores atuam como guias, cozinheiros, artesãos, comerciantes, funcionários de estabelecimentos turísticos e comandam ranchos para incrementar seus ganhos.

De olho no potencial econômico, o Governo de Goiás investe em ações culturais nos municípios ribeirinhos mais movimentados, para atrair visitantes e movimentar a economia local. O aumento da atividade turística se reflete no crescimento da arrecadação.


Leia mais sobre: / / / Cidades