A divulgação da pesquisa Ipespe em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel) prevista esta terça-feira (18/10) ganhou ruídos e números falsos antes do levantamento ser divulgado. Estatísticas divergentes que apontavam ganhos percentuais tanto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como do presidente Jair Bolsonaro (PL) ganharam as redes sociais.
Os números, no entanto, são falsos. ‘Atenção! Está rolando uma informação com dados da pesquisa . Até esse horário – 15h55 – a nossa pesquisa não foi divulgada”, escreveu a presidente da Abrapel Mara Telles, numa rede sociais.
ATUALIZAÇÃO: Os números verdadeiros, que já foram divulgados, são 53% dos votos válidos para Lula contra 47% para Bolsonaro. Considerando os votos totais, Lula aparece com 49%. Bolsonaro, por sua vez, tem 43%. Brancos e nulos são 6%, enquanto os indecisos somam 2%.
LEIA TAMBÉM: Veja quantos debates presidenciais vão acontecer até o segundo turno
“Assim que estivermos com o Relatório da 2ª Rodada do Segundo Turno da Pesquisa TERMÔMETRO DA CAMPANHA – IPESPE/ABRAPEL, divulgaremos o link para acesso em nossas redes e no site da Abrapel”, escreveu a entidade num rápido comunicado.
A 12 dias da realização do segundo turno, a expectativa com os números da pesquisa são grandes. Os números podem mostrar o sentimento do eleitorado brasileiro após o debate presidencial realizado no último domingo (16/10).
Essa é a segunda pesquisa feita pelo Ipespe na corrida ao longo durante o segundo turno. No primeiro levantamento divulgado dia 11 de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparecia com 54% dos votos válidos ante a 46% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
LEIA TAMBÉM: Ipespe: 44% dos eleitores tem esperança da vitória de Lula e 30% de Bolsonaro, no 2º turno
Leia mais sobre: Política