06 de janeiro de 2025
Leandro Mazzini

Exército remodela setor para monitorar movimentos sociais

Por ordem do alto comando, o Centro de Informações do Exército (CIE) vai se reestruturar e terá papel ativo com atuação prioritária em operações de inteligência, contra-inteligência e monitoramento de movimentos sociais e subversivos. Haverá investimento em tecnologia, diante da ameaça de terrorismo virtual. A readequação era planejada há anos e surge na esteira da convulsão de atuações de black-blocs, sem-teto e sem-terra com atividades similares a guerrilhas urbanas e rurais, diante de provas de ligações destes grupos com organizações criminosas das grandes capitais.

Clipping
Há mais de 20 anos, segundo fontes, a atuação do CIE vinha se limitando a clippagem de notícias e investigações internas do Exército. O setor era forte no regime militar.

Detalhes, não
A assessoria do Exército confirma a reestruturação do Centro de Informações, mas, por motivos óbvios, não informa detalhes nem de como vai atuar daqui para a frente.

Primeira batalha
A CNI promove amanhã em Brasília o Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência, para debater políticas para o setor. Aécio, Dilma e Eduardo confirmaram.

Pensando longe
É otimismo exacerbado ou necessidade antecipada.. A presidente Dilma deixará para o sucessor ou como compromisso para ela mesma a Conferência Nacional de Política Indigenista. Saiu no D.O. decreto convocando o encontro para 17 a 20 de novembro de… 2015. Para debater a relação do Estado com os povos indígenas do Brasil.

Sobrou para o CEO
Na entrevista ao UOL/Folha/SBT/Jovem Pan ontem, a presidente Dilma não escondeu a insatisfação com o caso e diz que chamará às falas o CEO do Santander Brasil. O banco divulgou carta em extratos alertando para risco de reeleição da petista.

Novela real
Rebu entre movimentos católicos e militantes petistas. A co-fundadora da Comunidade Shalom de Fortaleza espalhou nas redes sociais que quem votar no PT para presidente ‘está automaticamente excomungado’. ‘Infelizmente, com uma possível vitória do PT, estaremos entrando (..) no comunismo moderno’, escreveu Maria Emmir Nogueira.

Guerra eleitoral
O ministro do TSE Admar Gonzaga determinou em liminar a retirada de propagandas na internet com elogios a Aécio Neves e críticas ao governo da presidente Dilma. Nos anúncios apareciam as frases ‘Saiba como proteger seu patrimônio em caso de reeleição da Dilma, já’, e ‘Que ações devem subir se Aécio ganhar as eleições? Descubra aqui’.

Epa, Epa
As propagandas, elaboradas pela Empiricus Consultoria, eram veiculadas especialmente nos sites dos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas – Aécio, pela declaração de bens ao TSE, se diz sócio dos jornais do grupo Diários Associados.

O então presidente Lula surfava na onda do carisma mundial quando foi visitar o então rei da Espanha, Juan Carlos, e sua rainha Sofia, em Madrid.

Protocolo real, o rei serviu um banquete para a comitiva brasileira. À mesa Lula, a primeira-dama Marisa Letícia e senadores brasileiros.

Bem à vontade e falante, o presidente, sentado ao lado da rainha, chamou a atenção da anfitriã pela simpatia. Ela então quis puxar papo:

– É verdade que o senhor é marxista-leninista?

E Lula, de pronto, olhando firme para ela:

– Não senhora, sou só torneiro mecânico mesmo!

Ponto Final
‘Todos nós erramos porque a gente não tinha ideia do grau de descontrole do sistema financeiro. O mundo errou’.
Dilma Rousseff, presidente da República, em entrevista ontem.
______________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste


Leia mais sobre: Leandro Mazzini