O ex-secretário de Comunicação do Planalto, Fabio Wajngarten, será ouvido ao longo desta quarta-feira (12) na CPI da Covid-19. Será o quinto dia de depoimentos da comissão que apura ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e eventual desvio de verbas federais enviadas aos entes municipais e estaduais.
Há uma expectativa em torno desse depoimento, haja vista que recentemente o ex-secretário de Bolsonaro, Fabio Wajngarten concedeu entrevista à Veja revelando que houve ‘incompetência’ do ministério da Saúde para a aquisição de vacinas e por isso, o atraso delas. “Incompetência e ineficiência. Quando você tem um laboratório americano com cinco escritórios de advocacia apoiando uma negociação que envolve cifras milionárias e do outro lado um time pequeno, tímido, sem experiência, é isso que acontece”.
Na mesma entrevista, Wajngarten disse que ‘havia excesso de burocracia e pessoas despreparadas cuidando dessa questão’ no governo, mas negou que estivesse se referindo diretamente ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. “Estou me referindo à equipe que gerenciava o Ministério da Saúde nesse período”, afirmou. “Nunca troquei mais do que um boa tarde com o ministro. Seria leviano da minha parte falar dele.”
Até o momento, já prestaram depoimentos os ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual ministro Marcelo Queiroga. Eduardo Pazuello tem oitiva prevista para o próximo dia 19. Ontem, os senadores ouviram o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres.