21 de novembro de 2024
Novos rumos • atualizado em 26/04/2023 às 16:31

Ex-reitor da UFG assume cargo no Ministério da Ciência

Edward Madureira foi reitor da UFG por três mandatos e, agora, vai assumir cargo de assessor da presidência da Finep, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, vai assumir cargo no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O convite para atuar como assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) partiu do próprio presidente da pasta, Celso Pansera.

De acordo com Edward, que já foi reitor da UFG por três mandatos, sua missão na Finep será “contribuir para a redução das assimetrias existentes no Brasil”. A Finep administra o Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico Tecnológico (FNDCT) e financia atividades de infraestrutura de pesquisa nas universidades e também projetos na área de tecnologia e de inovação.

Dessa forma, como assessor da presidência, o ex-reitor fará a interlocução entre a Finep e as instituições federais e particulares que fazem pesquisas. Edward classifica a nova experiência como um desafio. “É uma tarefa nova mas que me é muito prazerosa, pois me sinto muito à vontade para construir pontes, fazer integração e de aproximar instituições, entidades, pessoas em prol do desenvolvimento do País”, destaca.

Reconhecimento

Conforme o ex-reitor, o convite representa reconhecimento pelo trabalho desenvolvido frente à UFG durante os anos de gestão. De acordo com Edward, a instituição representa muito para a produção de conhecimento, tecnologia e inovação no Brasil.

Com efeito, a perspectiva é que Madureira realize articulações com orgãos como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e demais instituições ligadas à pesquisa e produção científica. Além disso, há expectativas de acordos diretos com o Governo Federal.

De acordo com ele, o trabalho será realizado predominantemente em Brasília, já que os principais órgãos possuem sede na capital federal. No entanto, há necessidade de circular periodicamente entre outros Estados, como Rio de Janeiro (RJ), onde fica a sede da Finep.


Leia mais sobre: / / / Brasil