Uma aeronave de pequeno porte caiu sobre uma casa na zona norte de São Paulo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros paulista, a queda ocorreu as 15 horas e 23 minutos deste sábado (19), há cerca de 200 metros da pista do Aeroporto do Campo de Marte. O acidente provocou a morte do ex-presidente da Companhia Vale, Roger Agnelli, de 56 anos.
Além de Roger e do piloto, também estavam na aeronave a mulher do empresário, Andréia, dois filhos: João e Ana Carolina, além do genro e da nora do executivo. Ninguém sobreviveu ao acidente. O monomotor caiu sobre uma casa na Zona Norte da capital paulista, próximo ao Aeroporto do Campo de Marte.
Ninguém que estava na aeronave sobreviveu. Após a queda, houve explosão. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião modelo CA-9, prefixo PR-ZRA pertence a Roger Agnelli. Agnelli iria para um casamento de um sobrinho no Rio.
O coordenador das ações de resgate, major Hengel Ricardo Pereira, afirmou a profissionais de imprensa que o avião bateu na garagem e na sala do sobrado de três andares. De acordo com o major da aeronave sobrou apenas pedaços da fuselagem retorcida, local em que foram encontrados os corpos.
Na casa estariam, no momento do acidente, cinco pessoas: quatro adultos e uma criança. A queda da aeronave comprometeu a estrutura do imóvel. Havia fogo em um dos cômodos da casa de três andares atingida. O incêndio provocado foi eliminado rapidamente pelos Bombeiros, evitando que se propagasse. O avião atingiu uma casa e parte de um outro imóvel vizinho.
Os cinco moradores da casa, dois casais e uma criança saíram correndo pelos fundos e não sofreram ferimentos graves. Uma mulher que mora na residência foi levada ao Pronto-Socorro da Santa Casa, na região central da cidade, segundo os bombeiros.
Pelo menos quinze viaturas chegaram a Rua Frei Machado, na Casa Verde, para atender a ocorrência A aeronave caiu na Rua Frei Machado, 110, perto da Avenida Braz Leme. O querosene do avião escorreu pela rua pegando fogo e atingiu cinco carros. Vizinhos informaram que árvores também pegaram fogo.
Não há no momento outras informações sobre vítimas ou o que provocou a queda. O aeroporto de onde o monomotor havia acabado de decolar é para tráfego de aviões executivos, é destinado também para o serviço de táxi aéreo e ainda funciona como escola de pilotagem. O aeroporto foi fechado.
Histórico do empresário
Roger Agnelli esteve a frente da Companhia Vale por 10 anos. Entre as ações feitas pelo empresário enquanto presidente da estatal, destaque para a mudança de perfil,transformando uma empresa focada em minério de ferro em uma companhia diversificada. Liderou o ingresso nos segmentos de níquel e carvão e reforçou os projetos de logística, com a estruturação de projetos de transporte, inclusive na área ferroviária. Outra ação de destaque foi a expansão da empresa para 38 países. Quando assumiu o comando da empresa, a Vale atuava em menos de dez países.
Principais marcos da gestão dele
2003 – A Vale se torna a maior empresa privada da América Latina.
2005 – A Vale se torna a primeira empresa brasileira a obter o investment grade. Foi a primeira vez que as agências de classificação concederam a uma empresa brasileira uma classificação superior ao risco soberano do país.
2006 – A Vale compra a canadense Inco, a maior aquisição já feita por uma empresa da América Latina.
2007 – A Vale passa de quarta para segunda maior mineradora do mundo.
2008 – A Vale é a única empresa da América Latina listada no Carbon Disclosure Leadership Index.
2009 – A Vale lança a pedra fundamental dos projetos de carvão Moatize, em Moçambique, e de pelotização em Omã. Roger Agnelli é considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
2010 – A Vale lista suas ações na Bolsa de Valores de Hong Kong.
2011 – Em 10 anos de gestão de Roger Agnelli, ações da Vale se valorizam 1.583%.
Notícia atualizada as 21:36
Leia mais sobre: Brasil