22 de novembro de 2024
Brasil

Ex-presidente da França, Jacques Chirac morre aos 86 anos

A França amanheceu enlutada. O ex-presidente Jaques Chirac, que comandou a economia francesa entre 1995 e 2007 faleceu nesta quinta-feira (29/09). Ele também chegou a ser primeiro-ministro e prefeito de Paris. Com informações da DW, agência de notícias alemã.

Chirac foi chefe de Estado da França entre 1995 e 2007. Antes de chegar ao Palácio do Eliseu, foi duas vezes primeiro-ministro, assim como ministro e também prefeito de Paris. O ex-presidente não aparecia em público há anos. Sua saúde deteriorou desde sua saída do poder, principalmente por causa de um derrame sofrido em 2005, durante seu segundo mandato.

Ele nasceu em 29 de novembro de 1932, estudou no Instituto de Estudos Políticos da capital francesa (Sciences Po). Na juventude, esteve ligado a socialistas e comunistas, mas logo rumou para a direita, sendo durante décadas, um dos principais líderes conservadores franceses.

Frédéric Salat-Baroux, marido de Claude Chirac, filha do político afirmou que Chirac faleceu “pacificamente acompanhado por seus entes queridos”.

A biografia de Chirac tem algumas marcas. Algumas positivas, outra snem tanto. Conservador, ele se opôs a decisão dos Estados Unidos de invadir o Iraque, em 2003. Ele também reconheceu, pela primeira vez, o papel do Estado francês na perseguição e prisão de judeus em campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra.

Também ficará marcado por ter sido o primeiro chefe de Estado francês a ser condenado no país após os períodos de guerra. Com 79 anos, Chirac foi considerado culpado pela Justiça Francesa das acusações de “desvios de fundos públicos”, “abuso de confiança” e “tomada ilegal de interesses”.

 


Leia mais sobre: / Brasil