20 de novembro de 2024
Brasil

Ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia é preso em Goiás

Prisão aconteceu no interior de Goiás (Foto redetvro - reprodução)
Prisão aconteceu no interior de Goiás (Foto redetvro - reprodução)

Em uma operação conjunta de investigação que reuniu o Centro de Inteligência do Ministério Público de Goiás, o Ministério Público de Rondônia e a Polícia Militar de Goiás, foi preso no final da tarde desta segunda-feira (21/3), em Abadiânia, Natanael José da Silva, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia. Natanael foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado e estava foragido desde junho de 2014, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ordenou sua prisão após decisão ter transitado em julgado.

Natanael, que também é ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, foi condenado por peculato, coação, e por destruir provas e suprimir documentos com o objetivo de paralisar a ação da Justiça. O ex-presidente da ALE-RO chegou a queimar documentos e arrancar computadores no momento do cumprimento dos mandados de busca e apreensão pelos promotores do MP-RO. A ação é de 2003 e refere-se a provas coletadas em 2001, quando Natanael era presidente da ALE-RO. Cerca de R$ 600 mil teriam sido desviados para contas de empresas de sua propriedade.

Com a quebra do sigilo bancário, foi comprovado ainda que, de janeiro a abril de 2001, foram desviados mais de 55 cheques administrativos em nome de pessoas físicas diversas, que totalizavam R$ 207 mil. Na época, o ex-deputado justificou que a maioria das pessoas apontadas não tinha qualquer ligação com a Assembleia Legislativa de Rondônia. Natanael foi encaminhado à delegacia de Anápolis. (Com informações da assessoria de imprensa do MP de Goiás)


Leia mais sobre: Brasil