O Brasil passa um vexame nas relações internacionais com a Venezuela. Após a revelação da ameaça de morte que causou o retorno do embaixador em Caracas e sua esposa, agora a deputada cassada Maria Corina Machado revelou a amigos brasileiros que levou um calote do Senado Federal. Corina veio ao País em visita no início de abril, a convite de parlamentares, e foi informada por assessores que seria reembolsada por despesas com passagens, hospedagem e alimentação. Mas ela acaba de pagar a sua fatura e de mais dois assistentes, e não encontrou ninguém no Congresso para resolver.
Oba-Oba
Senadores e deputados da oposição desfilaram com Maria Corína pelo Congresso, onde foi ovacionada, por críticas ao regime Chavizta de Nicolas Maduro.
Eu.. não!
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), informou que não sabe da situação e que em seu gabinete ninguém prometeu nada.
Coldre & urna
No estado considerado hoje o mais violento do País, o governador Teotonio Vilela lançou pelo PSDB o secretário de Segurança ao governo.
Apagão do Dudu
Não foi nada combinado, mas causou gargalhadas. No jantar que o ex-governador do Piauí Wilson Martins (PSB) ofereceu sábado, em Teresina, ao presidenciável Eduardo Campos, uma equipe de TV pediu uma declaração do pré-candidato: Qual a sua avaliação sobre o setor elétrico no país? Quando abriu a boca, a luz acabou.
Olha…
O governador esboçava as primeiras palavras com um ‘Olha, é lamentável, temos apagão a toda hora’ e.. puf!, caiu a energia. A entrevista só reiniciou quando ligaram um gerador na residência de Martins.
A vingança..
Alvo de deboches nas redes sociais por ter saído de mãos dadas com um transsexual no Rio, o deputado Romário foi ao contra-ataque. Apresentou projeto que tipifica como crime no Código Penal constranger alguém mediante contato físico ou ato libidinoso.
..do baixinho
Romário mira a imprensa: ‘Está sujeito à pena quem divulgar, por qualquer meio, fotografia, imagem, som, vídeo ou qualquer outro material, a prática do ato libidinoso’.
Primeiro ato
Aécio Neves deve comparecer hoje à festa da Força Sindical em SP. Paulinho da Força é o presidente do Solidariedade, seu neoaliado. Não se descarta indicar o vice na chapa.
Haitianos
A deputada Perpétua Almeida diz que mais de 20 mil haitianos já entraram ilegalmente no País pelo Acre, e que o Estado se tornou a porta de entrada, não a base. Segundo ela, eles querem vida nova, em qualquer lugar do Brasil, mas sem dinheiro, ficam lá.
Casório eleitoral
Quem se casa novamente – e discretamente – é o chefão do PMDB do Rio, o ex-deputado Jorge Picciani, dia 10, na cidade maravilhosa. A festa para poucos contará com a presença de Aécio Neves, a quem o PMDB de Picciani declarou apoio à revelia do comando nacional. A pajelança de líderes suprapartidários será grande na cidade.
Chapão esse..
Givaldo Carimbão, ex-PSB e líder do PROS na Câmara, deixou a aliança com Benedito de Lira (PP) em Alagoas, apareceu em festa de Renan Filho (PMDB) e deve ser indicado o vice na chapa ao governo. Renanzinho é líder isolado nas pesquisas.
Trabalho sem feriado
Dilma Rousseff entra em rede nacional de rádio e televisão para falar do Dia do Trabalho. Os tópicos foram sugeridos pelo ministro Manoel Dias. Até ontem à noite o ministro aguardava orientação do Palácio sobre agenda para hoje..
Mistério
Relator do caso de André Vargas no Conselho de Ética, o deputado Julio Delgado (PSB) foi visto aos cochichos com o petista Vaccarezza – amigão de Vargas – numa sala reservada em território neutro na terça à noite: a liderança do PTB.
Alô, redação!
A rede de faculdades Estácio de Sá lançou prêmio de jornalismo que distribuirá R$ 100 mil para reportagens – <www.premioestaciodejornalismo.com.br>
Ponto Final
Coisas do Brasil: O dia do Trabalho é de folga.
______________________________
Com Luana Lopes e Equipe DF e SP
Leia mais sobre: Leandro Mazzini